Notícias

CoderDojo Vicentix

9ª Sessão (Magusto de Telheiras)
Lagar da Quinta de S. Vicente, 11 de novembro, das 10:00 às 12:30

Se tens entre 7 e 17 anos vem divertir-te a programar nesta sessão do CoderDojo Vicentix. Esta sessão estará inserida no evento comemorativo do Magusto em Telheiras.

Se ainda não sabes programar, vem à mesma. Só tens que chegar mesmo à hora que no início da sessão fazemos sempre uma introdução ao Scratch, uma linguagem de programação muito divertida, fácil de aprender e onde podes criar e partilhar com os teus amigos: jogos, histórias animadas e muito mais.

Demonstrações e experimentação, a curiosidade é o veículo para novas descobertas!

Não te esqueças de trazer:

  • O teu portátil (se não tiveres um, pede emprestado)
  • O teu encº. de educação (se tiveres mais de 16 anos, não precisas)
  • Um lanchinho/snack

Inscreve-te!
Até lá!

(A entrada é gratuita mas a reserva é obrigatória e está sujeita ao nº limitado de bilhetes disponíveis.)

http://coderdojo.vicentix.cf/
https://zen.coderdojo.com/dojos/pt/telheiras/vicentix-telheiras


Avaliações Intercalares

Os Encarregados de Educação podem aceder ao portal da aplicação Inovar para consultar as avaliações intercalares.


Entrevista - JF Carnide

  1. Quem teve a ideia de uma mascote para a cidadania?
  2. Foi uma criança de Carnide que há muito tempo atrás teve a ideia e que me desenhou. Depois o sonho dela tornou-se realidade, a Junta concretizou e criou essa mascote. O Sou. 

  3. O que significam as cores escolhidas?
  4. Sou azul e verde porque são as cores do planeta terra. Porque eu gosto de cuidar do planeta terra. Ajudo os amigos a aprenderem a tratar bem do nosso planeta, a poupar a água, a não deitar o lixo para o chão, a ser um bom cidadão do nosso planeta. E também tenho esta cor verde porque representa a tranquilidade. Eu sou muito tranquilo e gosto de estar em tranquilidade, gosto de resolver os problemas de uma forma tranquila, a conversar.

  5. Que outros projectos têm para a juventude?
  6. Projectos há muitos. Tanto os nossos como aqueles que nos são propostos pelas nossas associações. Nós temos um movimento associativo muito forte. Existem muitas associações, desde associações ligadas à cultura, outras ao desporto, muitas a trabalhar especificamente com os jovens. Muito trabalho que é feito na Junta não é feito necessariamente pela Junta. Nós achamos que a Junta não tem de se substituir às instituições que já existem. Portanto, muitas vezes o nosso trabalho é apoiar o trabalho dos outros, para que os outros tenham condições ou o estímulo para desenvolver esse trabalho. Temos, felizmente, aqui na freguesia, associações muito dinâmicas. Podemos falar, por exemplo, a Associação Nacional de Futebol de Rua, é um projecto muito interessante para a juventude e que trabalha não só no bairro Padre Cruz como também, mais recentemente, na Horta Nova. Eles fazem um trabalho muito interessante com os jovens utilizando o desporto, como forma de captar e interessar os jovens. Por detrás disso vem muita coisa, vem o apoio ao estudo, à construção de uma carreira no futuro, a procura de emprego, uma série de coisas… Nós, como Junta, temos vários projectos nossos, sempre em colaboração com essas associações. Não acreditamos no trabalho isolado. Por exemplo, no ano passado desenvolvemos com eles dois projectos. Um com os jovens de Carnide, no sentido de perceber o que fazem e gostariam de fazer nos tempos livres. Isso interessa-nos, gostamos de saber o que os jovens pensam, porque nós podemos estar enganados. Não sou jovem há muito tempo, já tenho 44 anos.

  7. E o outro projecto de que falou?
  8. O outro projecto tem a ver com o envolvimento da juventude no movimento associativo. Como digo, em Carnide existem muitas associações que, se calhar, vocês não conhecem e que já desenvolvem trabalho em áreas que vos dizem respeito. Em primeiro lugar, explicamos em que consiste o movimento associativo, como é que os jovens podem fazer a diferença. Os jovens não têm de estar à espera que as coisas sejam resolvidas, podem envolver-se e fazer parte da mudança. E o movimento associativo é uma das formas mais ricas de o fazer. Porque estão a fazer algo de que gostam também, porque há coisas para todos os gostos. Há associações para a cultura, para o teatro, para o desporto, o desporto radical, e podem fazer a diferença com as associações existentes. Ou então, podem eles próprios criar uma associação. Imaginem que vocês têm um gosto muito especial por uma actividade e não existe, em Carnide ou no país, uma associação dedicada a isso. Agora vou brincar um bocadinho. Imaginem que adoram aquários e peixes e vêm que não existe na vossa zona uma associação para a aquariofilia, para o gosto pelos peixes. Daí que a nossa ideia seja ir às escola, explicar o que é o movimento associativo, dizer quais as associações que existem e qual é a forma de serem vocês próprios a criarem uma associação se for essa a vossa orientação.

Edição da entrevista:
João Meireles
Kevin Fonseca


Fernando Pessoa e o desassossego de Bernardo Soares

1ª Sessão: 9 Novembro, 10.05h. – Auditório Manuela esperança
2ª Sessão: 10 Novembro, 11.50h – Auditório Manuela Esperança

Uma iniciativa de “Ler e pensar na era digital” (grupo 410) com a participação especial de Carlota Fole (violoncelo), Carolina Loureiro (diretora de cena), Mariana Figueira (interpretação), Marta Serôdio (interpretação), Rita Vieira (interpretação), Beatriz Lopes (vídeo), Francisco Alves (vídeo), Catarina Silva (apoio técnico).


Informação

Informa-se toda a comunidade educativa que, de acordo com a lei em vigor, existe a possibilidade de mobilidade interna para a carreira de Assistente Técnicos e /ou intercarreiras, para desempenho de funções nos Serviços Administrativos, localizada na Escola Secundária de Vergílio Ferreira, sita na Rua do Seminário, em Lisboa.

Assim, caso tenha vínculo à Administração Pública e esteja interessado(a) em exercer funções de Assistente Técnico nos Serviços Administrativos, em regime de mobilidade interna e/ou intercarreiras, solicita-se que contacte esta Unidade Orgânica através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Enquadramento legal:

  • A mobilidade encontra-se prevista nos artigos 92.º a 100.º da Lei Geral do Trabalho em Funções Publicas aprovada pela Lei n.º 35/2014, de 20 de junho.

O Diretor

Anselmo Jorge


Abolição da pena de morte

abolicao pena morteNo dia 10 de Outubro de 2017 um grupo de alunos da Escola Secundária Vergílio Ferreira participou na atividade de comemoração dos 150 Anos da Abolição da Penade Morte promovida pela Amnistia Internacional.

A atividade consistiu na simulação de uma sessão da ONU, realizada no Auditório da Torre do Tombo. Cada grupo de alunos, frequentando escolas diferentes, discursou em representação de um país- aos nossos alunos calhou a representação da China. Os discursos efetuados tiveram grande qualidade e evidenciaram excelente preparação e conhecimento por parte dos alunos sobre os países que foram representar.Os alunos participaram depois num debate e tiveram oportunidade de exprimir as suas dúvidas e pontos de vista, numa discussão muito viva e participada.

Acabada a sessão, os nossos alunos consideraram que esta foi uma oportunidade muito enriquecedora que lhes permitiu confrontar as suas ideias com outras, por vezes muito diferentes. Uma aluna mencionou o facto, muito significativo para si, de ter tomado consciência clara de que a Justiça não deve nunca confundir-se com a vingança. Todos os alunos que participaram são de opinião de que é neste tipo de debates que se pode realmente aprender pois, mesmo que prevaleçam os seus pontos de vista iniciais, o confronto com outras ideias ajuda a consolidar os próprios valores- e a mudá-los, quando se é levado a compreender que são errados.


Desporto Escolar

Os treinos do Desporto Escolar terão início na próxima 2ª feira, dia 2 de outubro. Os alunos que os queiram frequentar apenas necessitam de comparecer à hora e local do treino.

Pode consultar os horários aqui.


Dia do Diploma e do Mérito

DIA DO DIPLOMA E DO MÉRITO 12º ANO
12º ANO DE 2016-2017 4ª FEIRA, 4 DE OUTUBRO, 17:30 HORAS

 

DIA DO MÉRITO
4º ANO de 2016-2017 2ª FEIRA, 09 DE OUTUBRO, 17:30 HORAS
5º ANO de 2016-2017 3ª FEIRA, 10 DE OUTUBRO, 17:30 HORAS
6º ANO de 2016-2017 4ª FEIRA, 11 DE OUTUBRO, 17:30 HORAS
7º ANO de 2016-2017 5ª FEIRA, 12 DE OUTUBRO, 17:30 HORAS
8º ANO de 2016-2017 2ª FEIRA, 16 DE OUTUBRO, 17:30 HORAS
9º ANO de 2016-2017 3ª FEIRA, 17 DE OUTUBRO, 17:30 HORAS
10º E 11º ANO de 2016-2017 4ª FEIRA, 18 DE OUTUBRO, 17:30 HORAS

Local: AUDITÓRIO 2, ESCOLA SECUNDÁRIA DE VERGÍLIO FERREIRA


Convocatória

Nos termos do n.º 3 do art.º 14 Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, com as alterações introduzidas pelos Decretos-Lei n.º 224/2009, de 11 de setembro, e n.º 137/2012, de 2 de julho, e nos termos do n.º 10 do art.º 5.º do Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, as Associações de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, regularmente convocadas para o efeito, convocam a

ASSEMBLEIA GERAL DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

Para o dia 16 de outubro, pelas 18:00, até 20:00 nas instalações da Escola Secundária de Vergílio Ferreira, com a seguinte Ordem de Trabalhos: 

  1. Eleição dos representantes dos pais e encarregados de educação para o Conselho
    Geral, biénio 2016 – 2018, propostos pelas associações de pais e encarregados de
    educação.
  2. Outros assuntos.

Lisboa, 3 de outubro de 2017

As Associações de Pais e Encarregados de Educação do
Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira


Início das atividades escolares

 

Dia

Atividade

Estabelecimento de Ensino

Nível de Ensino

Horário

11

Reunião com os Pais / Encarregados de Educação

Escola Básica n.º1 de Telheiras

1.º Ciclo

17:30

Escola Básica do Lumiar

Pré-Escolar + 1.º Ciclo

Escola Básica Luz Carnide

Pré-Escolar + 1.º Ciclo

Escola Básica D.Luís da Cunha

Pré-Escolar + 1.º Ciclo

Escola Básica de S. Vicente

Pré-Escolar + 1.º Ciclo

Escola Básica Prista Monteiro

1.º Ciclo

Jardim de Infância da Horta Nova

Pré-Escolar

Jardim de Infância de Telheiras

Pré-Escolar

12

Receção aos alunos

Com o diretor de turma ou o professor titular

Escola Básica n.º1 de Telheiras

1.º ano

9:00 – 11:00

Escola Básica do Lumiar

1.º ano

9:00 – 11:00

Escola Básica Luz Carnide

1.º ano

9:00 – 11:00

Escola Básica D.Luís da Cunha

1.º ano

9:00 – 11:00

Escola Básica Prista Monteiro

1.º ano

9:00 – 11:00

Escola Básica de São Vicente

1.º ano

9:00 – 11:00

5.º ano

10:15

7.º ano

11:00

6.º / 8.º / 9.º anos

11:50

Escola Básica de Telheiras

5.º ano:

11:45

7.º ano:

12:15

6.º / 8.º / 9.º anos:

10:05

Escola Secundária

de

Vergílio Ferreira

7.º ano

08:30

8.º / 9.º anos

10:05

10.º ano

09:30

11.º / 12.º anos

11:50

13

Início das Atividades Letivas

Escola Básica n.º1 de Telheiras

1.º Ciclo

Horário semanal da turma

Escola Básica do Lumiar

Pré-Escolar + 1.º Ciclo

Escola Básica Luz Carnide

Pré-Escolar + 1.º Ciclo

Escola Básica D.Luís da Cunha

Pré-Escolar + 1.º Ciclo

Escola Básica de S. Vicente

Pré-Escolar + 1.º Ciclo

Escola Básica Prista Monteiro

1.º Ciclo

Jardim de Infância da Horta Nova

Pré-Escolar

Jardim de Infância de Telheiras

Pré-Escolar

Escola Básica de Telheiras

Do 5º ao 12º ano de escolaridade

Horário semanal da turma

Escola Básica de São Vicente

Escola Secundária

de

Vergílio Ferreira

  • Dia

    Atividade

    Estabelecimento de Ensino

    Nível de Ensino

    Horário

    11

    Reunião com os Pais / Encarregados de Educação

    Escola Básica n.º1 de Telheiras

    1.º Ciclo

    17:30

    Escola Básica do Lumiar

    Pré-Escolar + 1.º Ciclo

    Escola Básica Luz Carnide

    Pré-Escolar + 1.º Ciclo

    Escola Básica D.Luís da Cunha

    Pré-Escolar + 1.º Ciclo

    Escola Básica de S. Vicente

    Pré-Escolar + 1.º Ciclo

    Escola Básica Prista Monteiro

    1.º Ciclo

    Jardim de Infância da Horta Nova

    Pré-Escolar

    Jardim de Infância de Telheiras

    Pré-Escolar

    12

    Receção aos alunos

    Com o diretor de turma ou o professor titular

    Escola Básica n.º1 de Telheiras

    1.º ano

    9:00 – 11:00

    Escola Básica do Lumiar

    1.º ano

    9:00 – 11:00

    Escola Básica Luz Carnide

    1.º ano

    9:00 – 11:00

    Escola Básica D.Luís da Cunha

    1.º ano

    9:00 – 11:00

    Escola Básica Prista Monteiro

    1.º ano

    9:00 – 11:00

    Escola Básica de São Vicente

    1.º ano

    9:00 – 11:00

    5.º ano

    10:15

    7.º ano

    11:00

    6.º / 8.º / 9.º anos

    11:50

    Escola Básica de Telheiras

    5.º ano:

    11:45

    7.º ano:

    12:15

    6.º / 8.º / 9.º anos:

    10:05

    Escola Secundária

    de

    Vergílio Ferreira

    7.º ano

    08:30

    8.º / 9.º anos

    10:05

    10.º ano

    09:30

    11.º / 12.º anos

    11:50

    13

    Início das Atividades Letivas

    Escola Básica n.º1 de Telheiras

    1.º Ciclo

    Horário semanal da turma

    Escola Básica do Lumiar

    Pré-Escolar + 1.º Ciclo

    Escola Básica Luz Carnide

    Pré-Escolar + 1.º Ciclo

    Escola Básica D.Luís da Cunha

    Pré-Escolar + 1.º Ciclo

    Escola Básica de S. Vicente

    Pré-Escolar + 1.º Ciclo

    Escola Básica Prista Monteiro

    1.º Ciclo

    Jardim de Infância da Horta Nova

    Pré-Escolar

    Jardim de Infância de Telheiras

    Pré-Escolar

    Escola Básica de Telheiras

    Do 5º ao 12º ano de escolaridade

    Horário semanal da turma

    Escola Básica de São Vicente

    Escola Secundária

    de

    Vergílio Ferreira


E o DELF?...

"O Club DELF cresceu!..." - dissemos numa notícia de há uns meses. E cresceu muitíssimo!

DELF 2017 1Vamos dar-vos as novidades:
- em 2016 apresentaram-se a exame 11 alunos; em 2017, foram 55, dos quais 50 obtiveram sucesso, a maior parte com ótimas classificações;
- no ano passado, a proposta foi feita apenas a alunos do 9º ano; agora, cerca de metade eram desse nível, outra metade do 8º; e houve ainda 2 estudantes do 10º que, mesmo não tendo a Francês no seu currículo, quiseram desenvolver as suas competências e prosseguir para um nível mais avançado;
- anteriormente, tinha havido candidatos apenas ao A2; este ano, tivemos B1 e B2;
- o projeto alargou-se a todas as escolas do 3º ciclo e ao Secundário.

E houve ainda outra grande diferença: tendo em conta o considerável número de alunos do AEVF
e as potencialidades, a nível do espaço físico, para receber candidatos de fora do Agrupamento,
a Escola Básica de São Vicente apresentou junto da Alliance Française a proposta de se tornar um centro de exames ("centre de passation"). Acolhemos, por isso, mais de 100 jovens, do 7º ao 12º ano e de todos os níveis de língua.
Os nossos visitantes eram provenientes dos seguintes agrupamentos ou estabelecimentos de ensino: A.E. de Massamá, A.E. Frei Gonçalo de Azevedo, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Colégio Valsassina, EB 2+3 Ferreira de Castro, Escola Sec. Ferreira Dias e Instituto Espanhol.

DELF 2017 2

As provas, escritas e orais, realizaram-se entre os dias 2 e 4 de maio, com júris da Alliance Française.

Agradecemos aos professores de diversas disciplinas que foram vigilantes/aplicadores das provas e a todos os que viram as suas aulas e horários afetados por este motivo; aos funcionários, que se "desdobraram" em esforço e em tempo; às Coordenações e à Direção por todo o apoio prestado.

Pretendemos, em 2018, manter ou aumentar o nível de adesão a esta iniciativa, que, além de melhorar o desempenho em Francês, confere aos alunos um diploma que será uma mais-valia para a sua vida académica e profissional.

Os diplomas serão entregues em cerimónia própria, em setembro.


+ info

http://www.alliancefr.pt/af/lisboa/diplomas/delf-dalf
http://www.dge.mec.pt/quadro-europeu-comum-de-referencia-para-linguas


A gotinha das igualdades

Realizou-se no passado dia 14 de junho, na Escola Básica de S. Vicente, a apresentação do livro "A Gotinha das Igualdades". Este livro foi elaborado pelos alunos com NEE e do CAF da Escola.
A Escola dos sonhos onde os impossíveis acontecem"
DSC 0004
 
DSC 0006
 
DSC 0007


Renovação de matrículas - 4º, 6º, 9º e 11º anos

Clique aqui para consultar as datas e procedimentos para a matrícula/renovação da matrícula dos alunos que frequentaram o 4º, 6º, 9º e 11º anos em 2016/17.

Distibuição das salas na renovação de matrícula do 11º ano:

 

2ª FEIRA

17 DE JULHO

TURMAS

SALAS

09:30

a

12:00

11º 1ª

C 001

11º 2ª

C 002

11º 3ª

C 003

11º 4ª

C 004

11º 6ª

C 005

11º 11ª

C 006

14:30

a

16:30

11º 5ª

C 001

11º 7ª

C 002

11º 8ª

C 003

11º 9ª

C 004

11º 10ª

C 005

11º 12ª

C 006

 


Mozart e a Matemática

No dia 24 de Maio, na EBT, decorreu a atividade “Mozart e a Matemática”.

Esta atividade também se poderia chamar "A Música da Matemática" ou a "Matemática da Música", por estabelecer a relação entre a matemática e a música - mais concretamente entre a música de Mozart e as suas partituras, sendo que a cereja no topo do bolo consistiu em perceber como Mozart estabeleceu essa relação, quase como um jogo matemático para compor música.

Coordenados pelo músico e professor de Matemática do ensino secundário da Escola Básica e Secundária do Pinheiro, em Penafiel, Paulo Gil, e acompanhados pela professora de música da mesma escola, deslocaram-se seis dos oito elementos/alunos que constituem o projeto “Cientistas de Palmo e Meio”, trazendo muito divertimento nos fantásticos desafios matemáticos que apresentaram, provocando a participação entusiasta dos nossos alunos das turmas 1ª, 2ª e 3ª do 7º ano, 1ª do 6º ano e dos alunos do Clube Matemática à Solta.

A Profª Emília Cerqueira (3º ciclo) organizou e coordenou este evento, tendo contado com a colaboração da Profª Graça Quartin Abreu (2º ciclo) e dos seus alunos.

  • mozart mat1
  • mozart mat2
  • mozart mat3
  • mozart mat4
  • mozart mat1
  • mozart mat2
  • mozart mat3
  • mozart mat4
 


Saladas em Família - EB Luz-Carnide

Parabéns aos alunos Diogo Cravo (1º 1ª) e Carolina Carmo (2º 2ª), que obtiveram o 2º e 3º prémios respetivamente, no concurso “Saladas em Família”, inserido no projeto “Crescer Saudável”, desenvolvido na EB1 Luz/Carnide, promovido pelo Departamento de Educação da Câmara Municipal de Lisboa. Os alunos e as suas mães confecionaram uma salada, que foi apresentada ao júri do concurso, no dia 18 de junho de 2017, no Pavilhão do Conhecimento/Ciência Viva.

foto saladas