E o DELF?...

"O Club DELF cresceu!..." - dissemos numa notícia de há uns meses. E cresceu muitíssimo!

DELF 2017 1Vamos dar-vos as novidades:
- em 2016 apresentaram-se a exame 11 alunos; em 2017, foram 55, dos quais 50 obtiveram sucesso, a maior parte com ótimas classificações;
- no ano passado, a proposta foi feita apenas a alunos do 9º ano; agora, cerca de metade eram desse nível, outra metade do 8º; e houve ainda 2 estudantes do 10º que, mesmo não tendo a Francês no seu currículo, quiseram desenvolver as suas competências e prosseguir para um nível mais avançado;
- anteriormente, tinha havido candidatos apenas ao A2; este ano, tivemos B1 e B2;
- o projeto alargou-se a todas as escolas do 3º ciclo e ao Secundário.

E houve ainda outra grande diferença: tendo em conta o considerável número de alunos do AEVF
e as potencialidades, a nível do espaço físico, para receber candidatos de fora do Agrupamento,
a Escola Básica de São Vicente apresentou junto da Alliance Française a proposta de se tornar um centro de exames ("centre de passation"). Acolhemos, por isso, mais de 100 jovens, do 7º ao 12º ano e de todos os níveis de língua.
Os nossos visitantes eram provenientes dos seguintes agrupamentos ou estabelecimentos de ensino: A.E. de Massamá, A.E. Frei Gonçalo de Azevedo, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Colégio Valsassina, EB 2+3 Ferreira de Castro, Escola Sec. Ferreira Dias e Instituto Espanhol.

DELF 2017 2

As provas, escritas e orais, realizaram-se entre os dias 2 e 4 de maio, com júris da Alliance Française.

Agradecemos aos professores de diversas disciplinas que foram vigilantes/aplicadores das provas e a todos os que viram as suas aulas e horários afetados por este motivo; aos funcionários, que se "desdobraram" em esforço e em tempo; às Coordenações e à Direção por todo o apoio prestado.

Pretendemos, em 2018, manter ou aumentar o nível de adesão a esta iniciativa, que, além de melhorar o desempenho em Francês, confere aos alunos um diploma que será uma mais-valia para a sua vida académica e profissional.

Os diplomas serão entregues em cerimónia própria, em setembro.


+ info

http://www.alliancefr.pt/af/lisboa/diplomas/delf-dalf
http://www.dge.mec.pt/quadro-europeu-comum-de-referencia-para-linguas


Imprimir Email