Contratação 2018-19

Aplicações

 
Classroom Classroom
Email Email
Inovar Consulta Inovar Consulta
SIGE SIGE
 
Inovar Docentes Inovar Docentes
Inovar Consulta Inovar PAA
Restrito Restrito
 

NEPSO - Escola Opinião 2017/2018

Em outubro de 2017, o Professor de Ciências Naturais, Pedro Narciso, lançou um desafio aos alunos do 9º3ª e do 9º2ª da Escola Básica de Telheiras:

Vamos desenvolver um projeto através do qual podíamos aprofundar conhecimentos sobre alimentação, em geral, e sobre alguns hábitos e escolhas alimentares dos alunos da nossa escola?

Nasceu o tema Comer Bem, Pensar Melhor, com o qual os alunos do 9º3ª e um aluno do 9º2ª se candidataram ao Projeto NEPSO - Escola de Opinião, da Fundação Vox Populi, com a colaboração da professora Ana Chaves.

A Fundação Vox Populi conta com o apoio institucional do Ministério da Educação e Ciência, através da Direção Geral da Educação, com o objetivo de divulgar e incentivar o uso dos Estudos de Opinião nas escolas portuguesas, como instrumento pedagógico para incrementar a literacia e como forma de aumentar os conhecimentos, a capacidade de interpretação dos mesmos e a tomada de consciência e a mudança de atitude dos alunos. Em última análise, como forma de desenvolver o sentido de cidadania dos jovens portugueses, através da consciencialização para as realidades envolventes e a mudança de atitudes que esse conhecimento pode implicar.

O júri constituído por 5 elementos, profissionais ligados à área das Sondagens de Opinião, elementos do Ministério da Educação e profissionais ligados à Educação nomeados pela Fundação Vox Populi, decidiram atribuir ao projeto Comer bem, pensar melhor o prémio de melhor trabalho NEPSO - Escola Opinião 2017/2018.

Com essa honrosa classificação, a Escola Básica de Telheiras foi ao Brasil/Caxias do Sul, entre 24 e 31 de outubro de 2018, apresentar internacionalmente o seu trabalho no XVIII Seminário Escola e Pesquisa-um encontro possível, e conhecer novas realidades educativas, sociais e culturais, numa comitiva de 1 professor, 3 alunas e os dois principais responsáveis do NEPSO em Portugal.

Parabéns para os alunos e professores que participaram nesta iniciativa.

 

Nepso1 Nepso2 Nepso3

 


Imprimir Email