Mozart e a Matemática
No dia 24 de Maio, na EBT, decorreu a atividade “Mozart e a Matemática”.
Esta atividade também se poderia chamar "A Música da Matemática" ou a "Matemática da Música", por estabelecer a relação entre a matemática e a música - mais concretamente entre a música de Mozart e as suas partituras, sendo que a cereja no topo do bolo consistiu em perceber como Mozart estabeleceu essa relação, quase como um jogo matemático para compor música.
Coordenados pelo músico e professor de Matemática do ensino secundário da Escola Básica e Secundária do Pinheiro, em Penafiel, Paulo Gil, e acompanhados pela professora de música da mesma escola, deslocaram-se seis dos oito elementos/alunos que constituem o projeto “Cientistas de Palmo e Meio”, trazendo muito divertimento nos fantásticos desafios matemáticos que apresentaram, provocando a participação entusiasta dos nossos alunos das turmas 1ª, 2ª e 3ª do 7º ano, 1ª do 6º ano e dos alunos do Clube Matemática à Solta.
A Profª Emília Cerqueira (3º ciclo) organizou e coordenou este evento, tendo contado com a colaboração da Profª Graça Quartin Abreu (2º ciclo) e dos seus alunos.
Sensibilização - Plano de segurança
No decorrer do mês de maio, tiveram lugar na EBT ações de sensibilização subordinadas ao tema Plano de Segurança Interno - Medidas de Autoproteção, destinadas a alunos, assistentes operacionais e professores. As sessões com alunos delegados e subdelegados das turmas foram dinamizadas pelas encarregadas de educação Ana Suspiro e Margarida Pedrosa, as quais integram este projeto. Tendo em vista a sensibilização da comunidade escolar, foi desenvolvido o folheto informativo que aqui se apresenta.
À primeira vista II
Está patente no pavilhão de entrada da Escola Secundária de Vergílio Ferreira uma exposição coletiva temporária, resultado final da segunda Ação de Formação de Docentes sobre "Introdução à Fotografia Digital", promovida pelo Centro de Formação Maria Borges de Medeiros. Pode consultar o catálogo da exposição aqui.










