Skip to main content

Horta da ESVF

A Horta da ESVF, é uma atividade desenvolvida no âmbito do Projeto Ciência Viva, com o contributo da disciplina de Físico-Química para as DAC nas turmas do terceiro ciclo, sob orientação da Prof. Sofia Sousa Dias.

 

Esta atividade tem os seguintes objetivos: - contribuir para a formação individual dos alunos e capacidades de investigação; - compreender a opção da agricultura biológica como forma de utilização sustentável dos recursos naturais; - seguir as instruções e utilizar corretamente as principais ferramentas e materiais da horta; - observar, investigar, tomar decisões e comunicar; - estimular o trabalho em equipa, respeitar e valorizar o trabalho dos outros; - aumentar o sentido de responsabilidade e de compromisso pessoal. O balanço da atividade tem sido bastante positivo. Os alunos têm demonstrado muito empenho e vontade em aprender a manipular as ferramentas da horta e em tratar das culturas, no que diz respeito ao cultivo de produtos hortícolas e observação e deteção de pragas.

 

No início, foi necessário preparar o terreno dos canteiros:

Turma do 7º ano, preparando o canteiro para plantar Cenouras

 

Turma do 8º ano, preparando o canteiro para plantar alfaces Frisadas e couves Pak Choi

e evitar que as populações de aves viessem a visitar as nossas plantas:

  imagem9

E os nossos alunos colocaram mãos à obra!

Imagem4   Imagem5

E a nossa Horta ficou assim, antes da interrupção letiva da Páscoa:

Imagem6   Imagem8

Depois da interrupção letiva tivemos uma agradável surpresa, quando no dia 8 de abril observamos as alfaces Frisadas e as couves Pak Choi com este belíssimo aspeto:

Imagem8   imagem10

Em breve teremos mais novidades da nossa Horta e do nosso Projeto Ciência Viva, com a plantação de cenouras, por alunos do sétimo ano!!!


  • Criado em .
  • Última atualização em .