No âmbito do Projeto de Educação para a Saúde,decorreram no dia sete de junho na Escola Secundária Vergílio Ferreira duas sessões de sensibilização sobre saúde oral, para as turmas 2ª e 3ª do oitavo ano. No próximo dia catorze irão decorrer as outras duas sessões, para as turmas do 1ª e 4ª também do oitavo ano.
As sessões realizaram-se com a colaboração do Centro de Saúde de Sete Rios, que trabalha em parceria com o nosso Agrupamento.
Foram também entregues aos alunos os respectivos cheques dentista.
No âmbito do Programa Nacional de Educação pelos Pares, e com o apoio da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a Sida", decorreram em algumas turmas do oitavo e do nono ano respectivamente, várias sessões referentes à temática da SIDA e das Infeções Sexualmente Transmissíveis. Estas sessões realizaram-se nas aulas de Cidadania das respetivas turmas, durante várias semanas.
Obrigada ao CAOJ e a toda a sua equipa, bem como a todos os professores e alunos que tornaram possível a sua realização.
No próximo ano letivo o Agrupamento irá dar continuidade ao referido projeto que se revelou de extrema importância para a comunidade escolar.
Esta atividade foi realizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde.
No dia 3 e 4 de maio decorreram na Escola Secundária Vergílio Ferreira várias sessões sobre o tema da Saúde Mental para todas as turmas do nono ano e para as turmas 3ª e 9ª do 11º ano. Estas sessões foram dinamizadas pela antiga aluna da Escola Secundária Vergílio Ferreira, Luísa Baltasar, e atual aluna do Curso de Medicina.
Obrigada à Luísa e a todos os alunos que participaram nestas sessões de uma forma tão interessada!
Esta atividade foi realizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde.
A base do Projeto da Escola Básica S. Vicente-Telheiras "Cuidados a ter com a Higiene Oral (JI/1º ciclo)" foi que não se pode separar higiene oral de saúde, pois é um dos cuidados básicos não apenas com a aparência, mas com uma das partes mais importantes do corpo humano, por onde consumimos alimentos e líquidos que nos mantém vivos. Pretendeu, igualmente, sensibilizar os alunos para o facto que cuidar da nossa boca, dos nossos dentes não apenas deixa o sorriso mais bonito e faz bem para a autoestima, mas também previne muitos males como cáries, tártaro, mau hálito, e até certo ponto alguns males do estômago.
No dia 27 e 28 de janeiro, decorreram respetivamente na Escola Secundária Vergílio Ferreira e na Escola Básica de São Vicente, duas sessões de sensibilização sobre o HPV, para todas as turmas do nono ano.
As sessões realizaram-se com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No dia 13 de Dezembro, decorreram na Escola Básica de São Vicente, duas sessões de sensibilização sobre o Tabagismo, para todas as turmas do sétimo ano.
As sessões realizaram-se com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
No dia 10 de Dezembro, o teatro veio à Escola Secundária Vergílio Ferreira, desta vez para falar do CyberBullying, e dos perigos associados. Assistiram à peça as turmas do 12º 1ª, 12º 2ª e 12º 3ª.
Esta atividade foi realizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde.
No dia 14 de outubro decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira, e no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde, uma Palestra sobre Alimentação e a sua importância na saúde do Homem. Tivemos a preciosa colaboração da nutricionista Magda Serras.
Esta palestra decorreu no Auditório 2, para todas as turmas do nono ano.
No dia sete de outubro decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira no âmbito do Projeto Promoção e Educação para a Saúde, uma Palestra Performativa sobre Alterações Climáticas. Esta atividade teve como objetivo principal sensibilizar os alunos para o impacto que este fenómeno terá no planeta, e também na saúde do Homem.
Esta ação teve a preciosa colaboração dos alunos do 11º2ª.
Concorre até dia 17 de maio, enviando o teu cartaz para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
"A vacinação de acordo com o Programa Nacional de Vacinação é a principal medida de prevenção, é gratuita e está disponível para todas as pessoas presentes em Portugal."
O sarampo é uma das doenças infeciosas mais contagiosas podendo provocar doença grave, principalmente em pessoas não vacinadas.
Importa assim garantir que toda a comunidade escolar esteja informada e alerta sobre os cuidados a ter.
Neste sentido a Direção-Geral da Saúde informa:
Os sintomas de sarampo aparecem geralmente entre 10 a 12 dias depois da pessoa ser infetada e começam habitualmente com febre, erupção cutânea (progride da cabeça para o tronco e para as extremidades inferiores), tosse, conjuntivite e corrimento nasal;
O vírus do sarampo é transmitido por contacto direto com as gotículas infeciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Os doentes são considerados contagiosos desde 4 dias antes 4 dias depois do aparecimento da erupção cutânea;
Assim, recomenda-se:
Verifique o seu boletim de vacinas; se necessário vacine-se e vacine os seus;
Se esteve em contacto com um caso suspeito de sarampo e tem dúvidas ligue para o SNS24 - 808 24 24 24;
Se tem sintomas sugestivos de sarampo evite o contacto com outros e ligue para o SNS 24 - 808 24 24 24;
Em pessoas vacinadas a doença pode, eventualmente, surgir com um quadro clínico mais ligeiro e menos contagioso;
As pessoas que já tiveram sarampo estão imunizadas e não voltarão a ter a doença.
Decorreu no dia 21/11 uma palestra de prevenção do cancro sobre os malefícios do tabagismo que contou com algumas turmas do 11º e 12º anos e respetivos professores.
A equipa do projeto de Promoção e Educação para a Saúde (PES), do AEVF, organizou uma oficina de formação sobre “Educação para os afetos e a sexualidade” (Ação n.º 16, na ficha de inscrição), que decorrerá nos meses de janeiro e fevereiro, na Escola Secundaria de Vergílio Ferreira, dirigida preferencialmente aos professores deste agrupamento. As inscrições são gratuitas e decorrem até dia 24 de janeiro.