Aplicações

 
Classroom Classroom
Email Email
Inovar Consulta Inovar Consulta
SIGE SIGE
SIGE SIGA
 
Inovar Docentes Inovar Docentes
Inovar Consulta Inovar PAA
Restrito Restrito
 

3º ciclo Secundário

Escola Secundária de Vergílio Ferreira
Quinta dos Inglesinhos, Rua do Seminário
1600-764 Lisboa
Tel: 21 712 20 20 / Fax: 21 715 46 82
esvf@aevf.pt

ES Vergilio Ferreira

Projeto Labor

 

A performance dos nossos alunos do Labor.

Estreia On-line no Facebook do Lu.Ca no dia 6 de Junho, às 17h- visualização disponível até 14 de junho de 2020.

Alunos:Clara Leandro (10º1ª); Inês Travanca (10º8ª);Daniela Rogério e Luana Monteiro (10º10ª); Mariana Graça (10º11ª); José Alves (11º6ª); Miguel Matos e Rita Cabral (12º6ª) Diana Manso (12º 8ª)

Artista (formador): Manuel Henriques

Coordenadora do Projeto: Mariana Oliveira

Professora responsável: Ângela Conceição

O Laboré um projeto artístico e pedagógico de interação entre a escola, teatro, artistas e educadores que procura proporcionar uma experimentação prática da criação artística contemporânea. A Escola Vergílio Ferreira integrou este projeto anual do LU.CA - Teatro Luís de Camões, nesta 2ª edição, neste ano letivo de 2019-20, com alunos do ensino secundário.

Nesta segunda edição o Labor contou com um texto do autor e tradutor, Miguel Castro Caldas, Cenografia de Sara Franqueira e com a coordenação artística de Manuel Henriques.

O Projeto iniciou-se no dia 13 de janeiro de 2020, funcionando todas as terças-feiras, das 14 às 17 horas, no Anfiteatro II, da ESVF.

Originalmente o projeto tinha como objetivo apresentação pública no LU.CA - Teatro Luís de Camões, entidade fundadora do projeto, nos dias 4 e 5 de Junho.

Contudo face à situação de suspensão das atividades letivas e formativas presenciais nas escolas imposta pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, estas sessões foram suspensas.

Porém, tendo em vista a situação excecional o Labordecidiu que seria importante manter o contacto e ensinamentos com os jovens sobre estas práticas e apresentar na mesma o projeto publicamente, mas em formato on-line.

No final, eis algumas reflexões dos nossos alunos sobre:

Teatro e o mundo:

- Para ti o que significa fazer teatro? Consideras algo necessário e importante para a sociedade? Será que o Teatro pode mudar o Mundo?

2- Teatro e a Escola:

Qual a tua opinião sobre fazer teatro na escola? É importante para a Escola?

3- Teatro e o Eu:

- De que maneira fazer teatro influencia a minha vida pessoal?

Teatro não se resume só à representação, é mais do que isso. É o resultado da coesão de talentos que vão desde os atores, aos técnicos, aos cenógrafos,…

Para haver teatro tem que se “estar aqui e agora”- uma das falas usadas do texto criado para este projeto.

É uma maneira de expor ideias e talentos.

No teatro todos são protagonistas!

Teatro é arte, e como toda a arte é importante porque atrai as pessoas. Sendo uma manifestação artística torna-se necessária à sociedade.

O teatro é uma manifestação antiga, que pretende contar uma história, seja de que maneira for, aborda assuntos atuais, critica a sociedade, tenta provocar nos espetadores emoções, riso…

É importante a Escola disponibilizar este tipo de atividade aos alunos, dar-lhes a possibilidade e liberdade para escolher e experimentar.

Esta atividade na Escola permite que os alunos conheçam novas pessoas, tenham oportunidade de fazer algo de que gostem.

O teatro na Escola permite experimentar outras coisas que não teriam descoberto que gostavam se não tivessem experimentado.

O teatro fez-me ganhar confiança em mim.

O teatro fez-me relaxar da pressão sobre as notas, sobre o estudo…

 


Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames do ensino secundário

 Perguntas frequentes 

Email para envio das inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Boletim de inscrição editável


Inscrição nos exames - novos procedimentos

Email para envio das inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Exames do secundário

Provas do básico


Inscrições para Provas e Exames do Ensino Secundário

Os impressos podem continuar a ser adquiridos na secretaria (aberta de manhã e de tarde exclusivamente para alunos/exames).

4ª feira, dia 11, a 3ª feira, dia 24 de março - entrega dos boletins de inscrição na secretaria, segundo a seguinte calendarização:

  • 11 a 16 de março- 4ª, 5ª, 6ª e 2ª feira - Turmas de Ciências e Tecnologias
  • 17 e 18 de março - 3ª e 4ª feira - Turmas de Socioeconómicas
  • 19 de março - 5ª feira - Turmas de Línguas/ Humanidades
  • 20 de março - 6ª feira - Turma de Artes Visuais

Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário


Jornal de Parede - EREBAS

 

A Equipa EREB construiu um Jornal de Parede Online, que tem como objetivo divulgar, dentro da Comunidade Escolar, a ESVF como uma Escola Inclusiva.
Esta primeira edição retrata vivências e experiências dos alunos surdos desta escola.
JornalParede

 


Prémio Fujitsu

No dia de entrega dos Diplomas aos alunos que terminaram o Curso Profissional em 2018/2019 foi também entregue o prémio de mérito académico ao melhor aluno do curso, atribuído pela fujitsu.com e entregue por um seu representante.

O prémio foi recebido pela sua Mãe porque o aluno se encontra a estudar numa universidade dos Estados Unidos, mas esteve virtualmente presente…

Parabéns a todos!

premioFujitsu