3º ciclo Secundário

Escola Secundária de Vergílio Ferreira
Quinta dos Inglesinhos, Rua do Seminário
1600-764 Lisboa
TM: 933 096 387 / T: 21 712 20 20
esvf@aevf.pt

ES Vergilio Ferreira

Matrículas e renovação de matrículas com mudança de estabelecimento

Ano letivo 2021/2022

Informamos que de 15 de abril a 14 de maio decorre o prazo para a matrícula, pela primeira vez, na educação pré-escolar e no 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico, para o Ano Letivo 2021/2022.

As matrículas devem ser feitas on-line através do Portal das Matrículas, com recurso à autenticação através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Em caso de dificuldade ou impossibilidade de realizar o pedido de matrícula através da internet, os encarregados de educação poderão fazê-lo, presencialmente, nos serviços administrativos do Agrupamento.

Os casos de renovação de matrícula na educação pré-escolar com mudança de estabelecimento de educação ou a alteração de encarregado de educação decorrem nos mesmos prazos e requerem uma nova matrícula.

A resposta a algumas dúvidas e questões pode ser consultada nas “perguntas frequentes” do Portal das Matrículas.


Avaliações finais do 2º período

As avaliações finais do 2º período estão disponíveis para consulta no portal da aplicação Inovar Consulta para todas as turmas.


Orçamento participativo da Escola - 2021

OPE2021

O Orçamento Participativo das Escolas está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Mais informações em https://opescolas.pt/


Vídeos de Língua Gestual Portuguesa

 

Vídeos produzidos pela Professora de Língua Gestual Portuguesa.

 

Clique na Imagem para aceder aos vídeos:


Campanha Solidária de Angariação de Bens Alimentares

Dada a grave situação económica e social em que se encontram muitas famílias portuguesas, e em virtude das medidas de confinamento e controlo sanitário impostas pelo governo, as campanhas de recolha de donativos e de géneros de primeira necessidade, por parte das diversas organizações de carácter social, ficaram seriamente comprometidas durante o corrente ano.

Entre estas organizações encontra-se a Conferência de S. Vicente Paulo, de Carnide, cuja missão é, entre outras, apoiar as famílias carenciadas da Freguesia. Assim, e tendo consciência de que entre muitas destas famílias se encontram diversas famílias de alunos do agrupamento, foi organizada uma campanha solidária, que decorreu nas escolas do AEVF entre os dias 2 e 18 de Dezembro, e teve como objectivo a angariação de bens alimentares de primeira necessidade. Estes bens reverteram, posteriormente, a favor da Conferência Vicentina.

A esta iniciativa aderiram, de modo particular, os alunos de EMRC do nosso agrupamento.

A participação dos alunos das escolas, dos pais e encarregados de educação, assim como dos demais membros da nossa comunidade escolar, foi extraordinária e, traduziu-se, na angariação de uma quantidade considerável de bens que, se espera, ir durar para os próximos meses.

Não podemos deixar de ressalvar, e sem desprezar o contributo de todos os que puderam ajudar, a grande generosidade e prontidão da Direcção Escolar e dos Coordenadores das diversas escolas que, fraternamente, se empenharam nesta missão.

Gostaríamos ainda de salientar o modo amoroso como todos, e atendendo ao nosso pedido de juntarem aos donativos alguns géneros adequados à quadra natalícia, não se esqueceram de enviar, entre os produtos oferecidos, as broas, passas e figos, frutos secos, bacalhau e chocolates.

Deixamos deste modo, a toda a nossa querida comunidade escolar, o nosso agradecimento por terem tornado, de modo tão terno e generoso, um pouco mais feliz o Natal de muitas famílias.

A Conferência Vicentina enviou-nos a sua gratidão pela ajuda prestada e pede, a quem atravessa momentos difíceis que, se dirija, sem constrangimentos, à Igreja da Luz, aonde será acolhido de braços abertos.

Por fim, e com reiterados agradecimentos, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal.

A Professora de Educação Moral e Religiosa Católica

Sofia Nunes


Projeto Labor

 

A performance dos nossos alunos do Labor.

Estreia On-line no Facebook do Lu.Ca no dia 6 de Junho, às 17h- visualização disponível até 14 de junho de 2020.

Alunos:Clara Leandro (10º1ª); Inês Travanca (10º8ª);Daniela Rogério e Luana Monteiro (10º10ª); Mariana Graça (10º11ª); José Alves (11º6ª); Miguel Matos e Rita Cabral (12º6ª) Diana Manso (12º 8ª)

Artista (formador): Manuel Henriques

Coordenadora do Projeto: Mariana Oliveira

Professora responsável: Ângela Conceição

O Laboré um projeto artístico e pedagógico de interação entre a escola, teatro, artistas e educadores que procura proporcionar uma experimentação prática da criação artística contemporânea. A Escola Vergílio Ferreira integrou este projeto anual do LU.CA - Teatro Luís de Camões, nesta 2ª edição, neste ano letivo de 2019-20, com alunos do ensino secundário.

Nesta segunda edição o Labor contou com um texto do autor e tradutor, Miguel Castro Caldas, Cenografia de Sara Franqueira e com a coordenação artística de Manuel Henriques.

O Projeto iniciou-se no dia 13 de janeiro de 2020, funcionando todas as terças-feiras, das 14 às 17 horas, no Anfiteatro II, da ESVF.

Originalmente o projeto tinha como objetivo apresentação pública no LU.CA - Teatro Luís de Camões, entidade fundadora do projeto, nos dias 4 e 5 de Junho.

Contudo face à situação de suspensão das atividades letivas e formativas presenciais nas escolas imposta pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, estas sessões foram suspensas.

Porém, tendo em vista a situação excecional o Labordecidiu que seria importante manter o contacto e ensinamentos com os jovens sobre estas práticas e apresentar na mesma o projeto publicamente, mas em formato on-line.

No final, eis algumas reflexões dos nossos alunos sobre:

Teatro e o mundo:

- Para ti o que significa fazer teatro? Consideras algo necessário e importante para a sociedade? Será que o Teatro pode mudar o Mundo?

2- Teatro e a Escola:

Qual a tua opinião sobre fazer teatro na escola? É importante para a Escola?

3- Teatro e o Eu:

- De que maneira fazer teatro influencia a minha vida pessoal?

Teatro não se resume só à representação, é mais do que isso. É o resultado da coesão de talentos que vão desde os atores, aos técnicos, aos cenógrafos,…

Para haver teatro tem que se “estar aqui e agora”- uma das falas usadas do texto criado para este projeto.

É uma maneira de expor ideias e talentos.

No teatro todos são protagonistas!

Teatro é arte, e como toda a arte é importante porque atrai as pessoas. Sendo uma manifestação artística torna-se necessária à sociedade.

O teatro é uma manifestação antiga, que pretende contar uma história, seja de que maneira for, aborda assuntos atuais, critica a sociedade, tenta provocar nos espetadores emoções, riso…

É importante a Escola disponibilizar este tipo de atividade aos alunos, dar-lhes a possibilidade e liberdade para escolher e experimentar.

Esta atividade na Escola permite que os alunos conheçam novas pessoas, tenham oportunidade de fazer algo de que gostem.

O teatro na Escola permite experimentar outras coisas que não teriam descoberto que gostavam se não tivessem experimentado.

O teatro fez-me ganhar confiança em mim.

O teatro fez-me relaxar da pressão sobre as notas, sobre o estudo…

 


Orientações para o processo de inscrição nas provas e exames do ensino secundário

 Perguntas frequentes 

Email para envio das inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Boletim de inscrição editável


Inscrição nos exames - novos procedimentos

Email para envio das inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Exames do secundário

Provas do básico


Inscrições para Provas e Exames do Ensino Secundário

Os impressos podem continuar a ser adquiridos na secretaria (aberta de manhã e de tarde exclusivamente para alunos/exames).

4ª feira, dia 11, a 3ª feira, dia 24 de março - entrega dos boletins de inscrição na secretaria, segundo a seguinte calendarização:

  • 11 a 16 de março- 4ª, 5ª, 6ª e 2ª feira - Turmas de Ciências e Tecnologias
  • 17 e 18 de março - 3ª e 4ª feira - Turmas de Socioeconómicas
  • 19 de março - 5ª feira - Turmas de Línguas/ Humanidades
  • 20 de março - 6ª feira - Turma de Artes Visuais

Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário


Jornal de Parede - EREBAS

 

A Equipa EREB construiu um Jornal de Parede Online, que tem como objetivo divulgar, dentro da Comunidade Escolar, a ESVF como uma Escola Inclusiva.
Esta primeira edição retrata vivências e experiências dos alunos surdos desta escola.
JornalParede

 


Prémio Fujitsu

No dia de entrega dos Diplomas aos alunos que terminaram o Curso Profissional em 2018/2019 foi também entregue o prémio de mérito académico ao melhor aluno do curso, atribuído pela fujitsu.com e entregue por um seu representante.

O prémio foi recebido pela sua Mãe porque o aluno se encontra a estudar numa universidade dos Estados Unidos, mas esteve virtualmente presente…

Parabéns a todos!

premioFujitsu