Aplicações

 
Classroom Classroom
Email Email
Inovar Consulta Inovar Consulta
SIGE SIGE
SIGE SIGA
 
Inovar Docentes Inovar Docentes
Inovar Consulta Inovar PAA
Restrito Restrito
 

3º ciclo Secundário

Escola Secundária de Vergílio Ferreira
Quinta dos Inglesinhos, Rua do Seminário
1600-764 Lisboa
TM: 933 096 387 / T: 21 712 20 20
esvf@aevf.pt

ES Vergilio Ferreira

Palestra sobre Alimentação

No dia 14 de outubro decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira, e no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde, uma Palestra sobre Alimentação e a sua importância na saúde do Homem. Tivemos a preciosa colaboração da nutricionista Magda Serras.

Esta palestra decorreu no Auditório 2, para todas as turmas do nono ano.

 

Palestra Palestra Palestra

 Fotografias de Ana Sofia Pereira

 


Palestra Performativa sobre Alterações Climáticas

No dia sete de outubro decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira no âmbito do Projeto Promoção e Educação para a Saúde, uma Palestra Performativa sobre Alterações Climáticas. Esta atividade teve como objetivo principal sensibilizar os alunos para o impacto que este fenómeno terá no planeta, e também na saúde do Homem. 

Esta ação teve a preciosa colaboração dos alunos do 11º2ª.

Parabéns a todos!

 

TakeAStand TakeAStand TakeAStand

 Fotografias de Simão Botelho.

 


CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS DE MÉRITO

CONVITE

 O Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira tem o prazer de convidar todos os alunos que se distinguiram por Mérito Académico e/ou Cívico, no ano letivo 2020-2021, e as suas famílias (um representante por aluno), assim como os professores titulares/diretores de turma desse ano letivo, para a cerimónia de entrega do Prémio de Mérito, que terá lugar nos dias e horas abaixo indicados, no Auditório 2 da Escola Secundária Vergílio Ferreira:

DATA ANO
(2020/21)
HORA
11 de outubro 4.º ano 17:30
12 de outubro 5.º ano 17:30
12 de outubro 6.º ano 18:30
13 de outubro 7.º ano 18:30
14 de outubro 8.º ano 18:30
18 de outubro 9.º ano 18:30
19 de outubro 10.º e 11.º anos 17:30

Lisboa, AEVF, 07 de outubro de 2021

A Direção do AEVF


Projetos


Dia Europeu do Desporto na Escola celebrado na ESVF

No arranque deste novo ano letivo, o departamento de Educação Física arranca em força, dinamizando atividades no dia 24 de setembro, dia Europeu do Desporto na Escola 2021.

Os alunos da Escola Secundária Vergílio Ferreira, com aulas de Educação Física nos segundos e terceiros turnos da manhã, puderam participar numa aula de ténis com um professor especialista convidado da modalidade, Professor Pedro Cartaxo. 

A criar ainda mais dinâmica, as turmas puderam experimentar a corrida de velocidade com equipamento de células fotoelétricas, emprestado pelo professor Paulo Barrigana, responsável pelo Centro de Formação de Atletismo de Sintra.

A professora Susana Dinis, especialista na matéria de Basquetebol, deu uma aula diferente no pavilhão, com vista à divulgação de alguns exercícios que os alunos podem realizar também fora da escola, por forma a melhorarem os seus skills nesta matéria.

Foi sem dúvida um dia diferente de atividade física que esperamos poder voltar a repetir no próximo ano.


Calendário Reapreciações 1ª Fase

 

Os pedidos de consulta deverão ser enviados para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

As fotocópias solicitadas deverão ser levantadas mediante pagamento (montante certo) na receção da escola


Avaliações finais do 3º período

As avaliações finais do 3º período estão disponíveis para consulta no portal da aplicação Inovar Consulta para todas as turmas.


Renovação de matrículas para o 5º e 7º ano e para o 2º,3º,4º e 6º com mudança de estabelecimento

Ano letivo 2021/2022

De 10 a 16 de julho decorre o prazo de renovação de matrícula para o 5.º e 7º anos e ainda para o 2.º, 3.º, 4.º e 6.º, caso se pretenda transferência de estabelecimento de ensino.

Deve usar o Portal das Matrículas para:

  • Renovar matrícula, na transição para o 5.º, 7.º anos;
  • Renovar matrícula, na transição para os outros anos, sempre que pretenda ou seja necessária:
    • A mudança de estabelecimento de educação ou de ensino;
    • A alteração de encarregado de educação;
    • A mudança de curso ou de percurso formativo;
    • A escolha de disciplinas.

As matrículas devem ser feitas on-line através do Portal das Matrículas, com recurso à autenticação através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.

Em caso de dificuldade ou impossibilidade de realizar o pedido de matrícula através da internet, os encarregados de educação poderão fazê-lo, presencialmente, nos serviços administrativos do Agrupamento.

A resposta a algumas dúvidas e questões pode ser consultada nas “perguntas frequentes” do Portal das Matrículas.


EXAMES FINAIS NACIONAIS

PROCESSO EXTRAORDINÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

A Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, veio proceder à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 10- B/2021, de 4 de fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março, permitindo aos alunos realizarem exames finais nacionais para melhoria de classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior. Neste sentido, decorrerá um processo extraordinário de inscrição, dando oportunidade aos encarregados de educação ou alunos, quando maiores, para procederem, consoante o caso, à inscrição ou à alteração da inscrição já realizada, na 1.ª fase. Esse processo decorre de 27 até 31 de maio e encontra-se regulamentado pelo Despacho Normativo n.º 14-A/2021, de 26 de maio, que procede à regulamentação da realização de exames finais nacionais para melhoria de nota da classificação final da disciplina.

No separador Exames, encontram-se:


ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2021

No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas 2021, foram apresentadas três propostas, duas na Escola Secundária Vergílio Ferreira e uma na Escola Básica de Telheiras. Estas propostas constituem projetos que visam melhorar as escolas envolvidas.

PROPOSTAS APRESENTADAS

EB Telheiras

ES Vergílio Ferreira

 

Este ano, a votação terá lugar online no dia 24 de maio, entre as 8.30 e as 19:00. Nesse dia, será enviado, para o email institucional dos alunos, um link que dará acesso à votação, com garantia de confidencialidade de todo o processo, designadamente, o princípio do voto secreto.

Contamos com a participação de todos os alunos (do 3.º ciclo e do ensino secundário da EBT e da ESVF) na votação.


Orçamento participativo da Escola - 2021

OPE2021

O Orçamento Participativo das Escolas está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Mais informações em https://opescolas.pt/


Vídeos de Língua Gestual Portuguesa

 

Vídeos produzidos pela Professora de Língua Gestual Portuguesa.

 

Clique na Imagem para aceder aos vídeos:


Campanha Solidária de Angariação de Bens Alimentares

Dada a grave situação económica e social em que se encontram muitas famílias portuguesas, e em virtude das medidas de confinamento e controlo sanitário impostas pelo governo, as campanhas de recolha de donativos e de géneros de primeira necessidade, por parte das diversas organizações de carácter social, ficaram seriamente comprometidas durante o corrente ano.

Entre estas organizações encontra-se a Conferência de S. Vicente Paulo, de Carnide, cuja missão é, entre outras, apoiar as famílias carenciadas da Freguesia. Assim, e tendo consciência de que entre muitas destas famílias se encontram diversas famílias de alunos do agrupamento, foi organizada uma campanha solidária, que decorreu nas escolas do AEVF entre os dias 2 e 18 de Dezembro, e teve como objectivo a angariação de bens alimentares de primeira necessidade. Estes bens reverteram, posteriormente, a favor da Conferência Vicentina.

A esta iniciativa aderiram, de modo particular, os alunos de EMRC do nosso agrupamento.

A participação dos alunos das escolas, dos pais e encarregados de educação, assim como dos demais membros da nossa comunidade escolar, foi extraordinária e, traduziu-se, na angariação de uma quantidade considerável de bens que, se espera, ir durar para os próximos meses.

Não podemos deixar de ressalvar, e sem desprezar o contributo de todos os que puderam ajudar, a grande generosidade e prontidão da Direcção Escolar e dos Coordenadores das diversas escolas que, fraternamente, se empenharam nesta missão.

Gostaríamos ainda de salientar o modo amoroso como todos, e atendendo ao nosso pedido de juntarem aos donativos alguns géneros adequados à quadra natalícia, não se esqueceram de enviar, entre os produtos oferecidos, as broas, passas e figos, frutos secos, bacalhau e chocolates.

Deixamos deste modo, a toda a nossa querida comunidade escolar, o nosso agradecimento por terem tornado, de modo tão terno e generoso, um pouco mais feliz o Natal de muitas famílias.

A Conferência Vicentina enviou-nos a sua gratidão pela ajuda prestada e pede, a quem atravessa momentos difíceis que, se dirija, sem constrangimentos, à Igreja da Luz, aonde será acolhido de braços abertos.

Por fim, e com reiterados agradecimentos, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal.

A Professora de Educação Moral e Religiosa Católica

Sofia Nunes