Pré-escolar 1º ciclo 2º ciclo 3º ciclo

Escola Básica de São Vicente
Rua Fernando Namora
1600 - 454 Lisboa
T: 211 552 270 / 933 087 539
ebsv@aevf.pt

EB S. Vicente

Ana Maria Magalhães na Biblioteca da EB S. Vicente - Telheiras

A autora Ana Maria Magalhães visitou a Biblioteca Escolar da Escola Básica de São Vicente Telheiras, no passado dia 4 de junho, pelas 11h30m, onde participou numa sessão com a turma do terceiro segunda, no seguimento da exploração do livro "Professor de cinco estrelas" (PNL), que foi realizada pela turma em sala de aula.Este livro é da autoria de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada. Os alunos fizeram um trabalho coletivo, após a exploração do livro, que tiveram oportunidade de mostrar à autora, no dia 4 de junho. Este trabalho ficou exposto na biblioteca escolar.

 

Prof cinco estrelas Prof cinco estrelas Prof cinco estrelas Prof cinco estrelas Prof cinco estrelas

 


Avaliações do 3º período

Os Encarregados de Educação podem aceder ao portal da aplicação Inovar para consultar as avaliações do 3º período das turmas do 1º ao 12º ano.


Os Medicamentos fora de uso também têm remédio

Os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo da Escola Básica de S. Vicente-Telheiras , com a colaboração da Valormed e da Farmácia Nova de Telheiras, implementaram o Projeto de Escola “Os medicamentos fora de uso também têm remédio”, que se enquadra no âmbito dos projetos Eco-Escolas e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (Sustentabilidade Ambiental e Educação Ambiental).

Essas turmas participaram neste projeto através do visionamento de um vídeo da Valormed, da realização de atividades lúdicas na brochura da Valormed, sobre o tema da separação de medicamentos fora de uso e futura reciclagem/inceneração. Houve lugar à articulação entre o 1º ciclo e o JI, sendo que as turmas do 3º 2ª, 3º 1ª e do 4º 1ª convidaram os alunos do JI às suas salas e alguns alunos fizeram uma apresentação para os colegas do JI, do que aprenderam com este projeto. A Dra. Ana Farinha (farmacêutica da “Farmácia Nova de Telheiras”) veio às turmas do 3º 2ª, do 3º 1ª e do 4º 1ª fazer uma pequena apresentação sobre o tema.

 

Medicamentos1 Medicamentos1 Medicamentos1

 

 


Eu e o Outro

Retratos e Auto-retratos, Pinturas de grande escala realizado pelos alunos de 9º ano de  Educação Visual da Escola Básica de S.Vicente

Eu e o outro


CRIATIX | Raiz da Criatividade

 

“Não há dúvida de que a criatividade é o recurso humano mais importante de todos. Sem criatividade, não haveria progresso e estaríamos para sempre repetindo os mesmos padrões.” Edward de Bono

A Junta de Freguesia do Lumiar (Vicentix) com o apoio da Associação de Pais da Escola São Vicente e do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, está a organizar a √CRIATIX | Raiz da Criatividade, Tecnologia, Ambiente e Educação.

Neste evento estão previstos ateliês, demonstrações, exposições, torneios, entre outras atividades e estará inserido no Festival de Telheiras.

Local: Escola Básica São Vicente -Telheiras.
Público – alvo: crianças, jovens, famílias e comunidade educativa (professores, animadores, técnicos, auxiliares, etc)
Datas: 18 e 19 de maio 2018
E: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
T: 217541370

F: https://www.facebook.com/events/170024207055904/
Inscrições: http://bit.ly/Criatix-2018

Criatix cartaz

 


Orçamento participativo da Escola - 2018

 

Os estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir quais as melhorias a introduzir nos seus estabelecimentos de ensino, de uma forma democrática, no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas.

Consulte os documentos abaixo para saber mais:

 


CoderDojo Vicentix

9ª Sessão (Magusto de Telheiras)
Lagar da Quinta de S. Vicente, 11 de novembro, das 10:00 às 12:30

Se tens entre 7 e 17 anos vem divertir-te a programar nesta sessão do CoderDojo Vicentix. Esta sessão estará inserida no evento comemorativo do Magusto em Telheiras.

Se ainda não sabes programar, vem à mesma. Só tens que chegar mesmo à hora que no início da sessão fazemos sempre uma introdução ao Scratch, uma linguagem de programação muito divertida, fácil de aprender e onde podes criar e partilhar com os teus amigos: jogos, histórias animadas e muito mais.

Demonstrações e experimentação, a curiosidade é o veículo para novas descobertas!

Não te esqueças de trazer:

  • O teu portátil (se não tiveres um, pede emprestado)
  • O teu encº. de educação (se tiveres mais de 16 anos, não precisas)
  • Um lanchinho/snack

Inscreve-te!
Até lá!

(A entrada é gratuita mas a reserva é obrigatória e está sujeita ao nº limitado de bilhetes disponíveis.)

http://coderdojo.vicentix.cf/
https://zen.coderdojo.com/dojos/pt/telheiras/vicentix-telheiras


E o DELF?...

"O Club DELF cresceu!..." - dissemos numa notícia de há uns meses. E cresceu muitíssimo!

DELF 2017 1Vamos dar-vos as novidades:
- em 2016 apresentaram-se a exame 11 alunos; em 2017, foram 55, dos quais 50 obtiveram sucesso, a maior parte com ótimas classificações;
- no ano passado, a proposta foi feita apenas a alunos do 9º ano; agora, cerca de metade eram desse nível, outra metade do 8º; e houve ainda 2 estudantes do 10º que, mesmo não tendo a Francês no seu currículo, quiseram desenvolver as suas competências e prosseguir para um nível mais avançado;
- anteriormente, tinha havido candidatos apenas ao A2; este ano, tivemos B1 e B2;
- o projeto alargou-se a todas as escolas do 3º ciclo e ao Secundário.

E houve ainda outra grande diferença: tendo em conta o considerável número de alunos do AEVF
e as potencialidades, a nível do espaço físico, para receber candidatos de fora do Agrupamento,
a Escola Básica de São Vicente apresentou junto da Alliance Française a proposta de se tornar um centro de exames ("centre de passation"). Acolhemos, por isso, mais de 100 jovens, do 7º ao 12º ano e de todos os níveis de língua.
Os nossos visitantes eram provenientes dos seguintes agrupamentos ou estabelecimentos de ensino: A.E. de Massamá, A.E. Frei Gonçalo de Azevedo, Colégio do Sagrado Coração de Maria, Colégio Valsassina, EB 2+3 Ferreira de Castro, Escola Sec. Ferreira Dias e Instituto Espanhol.

DELF 2017 2

As provas, escritas e orais, realizaram-se entre os dias 2 e 4 de maio, com júris da Alliance Française.

Agradecemos aos professores de diversas disciplinas que foram vigilantes/aplicadores das provas e a todos os que viram as suas aulas e horários afetados por este motivo; aos funcionários, que se "desdobraram" em esforço e em tempo; às Coordenações e à Direção por todo o apoio prestado.

Pretendemos, em 2018, manter ou aumentar o nível de adesão a esta iniciativa, que, além de melhorar o desempenho em Francês, confere aos alunos um diploma que será uma mais-valia para a sua vida académica e profissional.

Os diplomas serão entregues em cerimónia própria, em setembro.


+ info

http://www.alliancefr.pt/af/lisboa/diplomas/delf-dalf
http://www.dge.mec.pt/quadro-europeu-comum-de-referencia-para-linguas


A gotinha das igualdades

Realizou-se no passado dia 14 de junho, na Escola Básica de S. Vicente, a apresentação do livro "A Gotinha das Igualdades". Este livro foi elaborado pelos alunos com NEE e do CAF da Escola.
A Escola dos sonhos onde os impossíveis acontecem"
DSC 0004
 
DSC 0006
 
DSC 0007


Orçamento participativo

Resultado Votações dos Projetos

  • EBT
    • “Rádio EBT”, com 199 votos a favor
  • ESVF
    • “Mãos à Horta com Arte” – 162 votos a favor
  • EBSV
    • “Rádio Escolar” – 36 votos a favor
    • “Pouco a Pouco” – 30 votos a favor

Orçamento Participativo

Estabelecimento Escolar Projeto
EB S. Vicente Rádio Escolar
Pouco a Pouco
EB Telheiras Rádio EBT
ES Vergílio Ferreira Mãos à Horta com Arte - MAHCARTE

 O(s) Projeto(s) do Orçamento Participativo irão a votação, em cada Escola, no dia 24 de março de 2017 - DIA DO ESTUDANTE.


  • 1
  • 2