Natal BE EB Telheira e EB São Vicente
As equipas da Biblioteca da Escola Básica de Telheiras e da Escola Básica de São Vicente desejam a toda a comunidade educativa, votos de um Santo e Feliz Natal.
- Última atualização em .
As equipas da Biblioteca da Escola Básica de Telheiras e da Escola Básica de São Vicente desejam a toda a comunidade educativa, votos de um Santo e Feliz Natal.
Na semana de 13 a 17 de fevereiro, os Professores de Inglês do 2.º ciclo organizaram a tradicional Pancake Race (Corrida da Panqueca), uma tradição do Reino Unido que tem vindo a conquistar espaço em várias escolas do nosso país.
A Escola Básica de Telheiras, do Agrupamento de Escolas Vergílio Ferreira, participou pela primeira vez no programa Parlamento dos Jovens, sendo a temática proposta para o presente ano letivo subordinada à Saúde Mental. As várias fases do processo foram pautadas pelo interesse, envolvimento e motivação dos jovens estudantes.
Estando convocada uma Greve Nacional dos Trabalhadores da Administração Pública, para o dia 18/11/2022, informa-se a comunidade educativa de que poderá não ser possível assegurar o normal funcionamento dos estabelecimentos de educação e ensino do AEVF.
A Escola Básica de Telheiras, vem por este meio agradecer à Leroy Merlin da Alta de Lisboa a generosa doação de tintas e matérias de pintura, que nos permitiram recuperar os espaços exteriores, gerando ambientes mais coloridos e atrativos para os nossos alunos.
Numa escola que acusa o peso dos anos foi assim possível, com a colaboração dos nossos alunos finalistas do 9.º 1, 9.º 2 e 9.º 4, dar novas cores aos espaços de convívio exterior, papeleiras e bebedouros.
O nosso sincero agradecimento à Leroy Merlin da Alta de Lisboa e ao seu Diretor de Loja, Gil Dias, que tivemos o prazer de receber neste animado dia de pinturas!
Muito obrigada a todos!
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Tendo como mote de partida a chegada da primavera a Escola Básica de Telheiras, a Professora Ana Paula Cardoso, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, apresentou aos alunos a proposta de criarem, na entrada da Escola, um cenário de fantasia e comemoração desta estação cheia de aluz e alegria!
O resultado não podia ser melhor...as cores, os animais, as flores...existe algo melhor do que ser recebido assim na escola?
Obrigada a todos os que colaboraram!
Decorreu no dia 24 de março de 2022, a votação online para o Orçamento Participativo das Escolas (OPE) 2022. Foram um total de 6 propostas e os resultados da votação foram os seguintes:
Escola Básica de São Vicente
Escola Básica de Telheiras
Escola Secundária Vergílio Ferreira
O AEVF agradece o interesse dos alunos nas propostas apresentadas e a participação no OPE 2022. A implementação das propostas vencedoras será um ótimo contributo para a valorização do espaço escolar e para o bem-estar da comunidade educativa. Parabéns a todos os participantes e, em especial, às propostas vencedoras!
Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio entre toda a comunidade escolar, no dia 28 de fevereiro os alunos da nossa Escola comemoraram o Carnaval com a confecção de fatos e máscaras para realização do desfile de carnaval, no 2.º ciclo e a vinda à Escola do carrinho de pipocas e algodão doce.
O Programa Municipal dos Comboios de Bicicletas de Lisboa está de volta na Escola Básica de Telheiras - um programa em que os alunos vão para a escola de bicicleta acompanhados por adultos monitores credenciados. Tal como um “comboio” normal, tem uma linha/percurso e horários definidos.
Entre 14 e 18 de fevereiro a Escola Básica de Telheiras celebra a semana dos afetos, onde pretendemos realçar os valores do respeito, amizade, estima, carinho e companheirismo, que nos devem acompanhar todos os dias!
A Escola Básica de Telheiras, em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCM-UNL), participou no projeto Natal Diferente, que se tem realizado ao longo dos anos, na manhã de dia 24 de dezembro.
Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio entre toda a comunidade escolar, os alunos da nossa Escola comemoraram o dia de S. Martinho com a realização do tradicional Magusto, com a vinda à Escola do Assador de castanhas.
Os alunos de 2.º ciclo tiveram ainda a oportunidade de explorar histórias, textos, e lendas e elaborar diversos trabalhos de expressão plástica relacionados com as castanhas e a lenda de São Martinho.
Pretende-se, com esta atividade aliar a aprendizagem à criatividade num momento de boa disposição e diversão, pois consideramos que, na vida dos alunos, as tradições desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da sua identidade cultural, que virão a ser a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, quando adultos.
As dúvidas assolam-nos todos os dias e em todos os momentos sempre que paramos para pensar na melhor e mais adequada forma de avaliarmos os nossos alunos, todos eles, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, tendo sempre como objetivo principal uma aprendizagem significativa que seja acompanhada do Bem Estare do Querer viver a escola.
Ora, como tão bem sabemos, as dúvidas e as incertezas são muito mais do que as certezas, nada como ouvir, aprender e partilhar com quem sabe e é detentor de um conhecimento alicerçado na Investigação, na Ciência e na Prática Profissional.
Assim, para um momento de aprendizagem e reflexão, convidámos um Professor, Pedagogo, Investigador, com provas dadas na Avaliação das Aprendizagens e nas Políticas Educativas, o Professor Doutor Domingos Fernandes, catedrático no Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Ao longo de dezassete anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa.
Foi um gratificante e interessante desafio termos participado nesta Conferência/Palestra, seguida de um debate riquíssimo sobre a Avaliação das Aprendizagens. O nosso pensamento foi interpelado sobre a importância que o feedback, os critérios e os instrumentos de avaliação assumem na melhoria das aprendizagens dos alunos.
![]() |
![]() |
No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas 2021, foram apresentadas três propostas, duas na Escola Secundária Vergílio Ferreira e uma na Escola Básica de Telheiras. Estas propostas constituem projetos que visam melhorar as escolas envolvidas.
Este ano, a votação terá lugar online no dia 24 de maio, entre as 8.30 e as 19:00. Nesse dia, será enviado, para o email institucional dos alunos, um link que dará acesso à votação, com garantia de confidencialidade de todo o processo, designadamente, o princípio do voto secreto.
Contamos com a participação de todos os alunos (do 3.º ciclo e do ensino secundário da EBT e da ESVF) na votação.
Admissão de novos alunos aos Cursos de Iniciação em Música e aos Cursos Básicos da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa.
O Orçamento Participativo das Escolas está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.
Mais informações em https://opescolas.pt/