Aplicações

 
Classroom Classroom
Email Email
Inovar Consulta Inovar Consulta
SIGE SIGE
SIGE SIGA
 
Inovar Docentes Inovar Docentes
Inovar Consulta Inovar PAA
Restrito Restrito
 

2º ciclo 3º ciclo

Escola Básica de Telheiras
Rua Professor Mário Chicó
1600-645 Lisboa
TM: 933 096 390 / T: 217 543 730 
ebt@aevf.pt

EB Telheiras

Projeto Natal Diferente na EBT – 1 postal = 1 sorriso

A Escola Básica de Telheiras, em parceria com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa (AEFML) e Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (AEFCM-UNL), participou no projeto Natal Diferente, que se tem realizado ao longo dos anos, na manhã de dia 24 de dezembro. 

Este projeto consistiu em levar um pouco da magia natalícia a quem, quer por razões de saúde, quer por razões de ordem social, se vê impedido de passar esta quadra junto dos seus entes queridos. A iniciativa, que conta já com grande parte dos hospitais da grande Lisboa, Madeira e Santarém, e ainda o hospital de Beja e Leiria, consistiu na elaboração de postais, pelos nossos alunos, com mensagens de carinho ao doente internado.

NatalDiferenteEBT2021


O Magusto na Escola Básica de Telheiras

Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio entre toda a comunidade escolar, os alunos da nossa Escola comemoraram o dia de S. Martinho com a realização do tradicional Magusto, com a vinda à Escola do Assador de castanhas.

Os alunos de 2.º ciclo tiveram ainda a oportunidade de explorar histórias, textos, e lendas e elaborar diversos trabalhos de expressão plástica relacionados com as castanhas e a lenda de São Martinho.

Pretende-se, com esta atividade aliar a aprendizagem à criatividade num momento de boa disposição e diversão, pois consideramos que, na vida dos alunos, as tradições desempenham um papel fundamental no processo de socialização e formação da sua identidade cultural, que virão a ser a base para o desenvolvimento da cidadania, patriotismo e responsabilidade social, quando adultos.

magustoEBT 2021


"À Conversa Com..." Domingos Fernandes – Avaliação das Aprendizagens

As dúvidas assolam-nos todos os dias e em todos os momentos sempre que paramos para pensar na melhor e mais adequada forma de avaliarmos os nossos alunos, todos eles, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, tendo sempre como objetivo principal uma aprendizagem significativa que seja acompanhada do Bem Estare do Querer viver a escola.

Ora, como tão bem sabemos, as dúvidas e as incertezas são muito mais do que as certezas, nada como ouvir, aprender e partilhar com quem sabe e é detentor de um conhecimento alicerçado na Investigação, na Ciência e na Prática Profissional.

Assim, para um momento de aprendizagem e reflexão, convidámos um Professor, Pedagogo, Investigador, com provas dadas na Avaliação das Aprendizagens e nas Políticas Educativas, o Professor Doutor Domingos Fernandes, catedrático no Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Ao longo de dezassete anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa.

Foi um gratificante e interessante desafio termos participado nesta Conferência/Palestra, seguida de um debate riquíssimo sobre a Avaliação das Aprendizagens. O nosso pensamento foi interpelado sobre a importância que o feedback, os critérios e os instrumentos de avaliação assumem na melhoria das aprendizagens dos alunos.

 

20211021 a conversa com 1 20211021 a conversa com 1

 


ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2021

No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas 2021, foram apresentadas três propostas, duas na Escola Secundária Vergílio Ferreira e uma na Escola Básica de Telheiras. Estas propostas constituem projetos que visam melhorar as escolas envolvidas.

PROPOSTAS APRESENTADAS

EB Telheiras

ES Vergílio Ferreira

 

Este ano, a votação terá lugar online no dia 24 de maio, entre as 8.30 e as 19:00. Nesse dia, será enviado, para o email institucional dos alunos, um link que dará acesso à votação, com garantia de confidencialidade de todo o processo, designadamente, o princípio do voto secreto.

Contamos com a participação de todos os alunos (do 3.º ciclo e do ensino secundário da EBT e da ESVF) na votação.


Orçamento participativo da Escola - 2021

OPE2021

O Orçamento Participativo das Escolas está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Mais informações em https://opescolas.pt/


Campanha Solidária de Angariação de Bens Alimentares

Dada a grave situação económica e social em que se encontram muitas famílias portuguesas, e em virtude das medidas de confinamento e controlo sanitário impostas pelo governo, as campanhas de recolha de donativos e de géneros de primeira necessidade, por parte das diversas organizações de carácter social, ficaram seriamente comprometidas durante o corrente ano.

Entre estas organizações encontra-se a Conferência de S. Vicente Paulo, de Carnide, cuja missão é, entre outras, apoiar as famílias carenciadas da Freguesia. Assim, e tendo consciência de que entre muitas destas famílias se encontram diversas famílias de alunos do agrupamento, foi organizada uma campanha solidária, que decorreu nas escolas do AEVF entre os dias 2 e 18 de Dezembro, e teve como objectivo a angariação de bens alimentares de primeira necessidade. Estes bens reverteram, posteriormente, a favor da Conferência Vicentina.

A esta iniciativa aderiram, de modo particular, os alunos de EMRC do nosso agrupamento.

A participação dos alunos das escolas, dos pais e encarregados de educação, assim como dos demais membros da nossa comunidade escolar, foi extraordinária e, traduziu-se, na angariação de uma quantidade considerável de bens que, se espera, ir durar para os próximos meses.

Não podemos deixar de ressalvar, e sem desprezar o contributo de todos os que puderam ajudar, a grande generosidade e prontidão da Direcção Escolar e dos Coordenadores das diversas escolas que, fraternamente, se empenharam nesta missão.

Gostaríamos ainda de salientar o modo amoroso como todos, e atendendo ao nosso pedido de juntarem aos donativos alguns géneros adequados à quadra natalícia, não se esqueceram de enviar, entre os produtos oferecidos, as broas, passas e figos, frutos secos, bacalhau e chocolates.

Deixamos deste modo, a toda a nossa querida comunidade escolar, o nosso agradecimento por terem tornado, de modo tão terno e generoso, um pouco mais feliz o Natal de muitas famílias.

A Conferência Vicentina enviou-nos a sua gratidão pela ajuda prestada e pede, a quem atravessa momentos difíceis que, se dirija, sem constrangimentos, à Igreja da Luz, aonde será acolhido de braços abertos.

Por fim, e com reiterados agradecimentos, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal.

A Professora de Educação Moral e Religiosa Católica

Sofia Nunes


Projeto ASAS 80

No âmbito da disciplina de História e a representar todo o agrupamento, o aluno Gil Cordeiro do 9º2ª, da EBT, participou no projeto ASAS 80, que pretende celebrar os 80 anos do gesto heróico de Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de vidas do terror nazi.

Descrição do quadro:

"O quadro é composto por 4 elementos, a gaivota, as duas caveiras e o coração. A gaivota personifica Aristídes de Sousa Mendes e o povo judeu. Representa uma ave livre mas que se encontra rodeada e encurralada pela morte (caveiras) dos seus amigos e família, representa o clima que surgiu com o genocídio das gaivotas. O coração é mais uma vez a liberdade e o amor retirado a sangue frio das gaivotas"

Gil Cordeiro

Gaivota Gil Cordeiro

 


Inscrição nos exames - novos procedimentos

Email para envio das inscrições: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Exames do secundário

Provas do básico


Concerto de Natal na EB Telheiras

Excerto do Concerto de Natal realizado na Escola Básica de Telheiras no dia 17 de dezembro de 2019, com alunos de 5º e 6º anos da docente Maria Eduarda Monterroso

ConcertoNatal ebt2019