Skip to main content

3º ciclo Secundário

Escola Secundária de Vergílio Ferreira
Quinta dos Inglesinhos, Rua do Seminário
1600-764 Lisboa
TM: 933 096 387 / T: 21 712 20 20
esvf@aevf.pt

ES Vergilio Ferreira

Eleição dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral -2021-2022

Informa-se a população escolar de que se vai proceder à eleição dos Representantes dos Alunos no Conselho Geral -2021-2022 deste Agrupamento no dia 7 de dezembro de 2021.

Assim, disponibiliza-se neste sítio o calendário do processo eleitoral e os formulários para apresentação de listas e candidaturas. Aconselha-se a consulta do Decreto-Lei nº. 137-2012 de 2 de Julho e o Regulamento Interno do AEVF, para qualquer esclarecimento sobre o processo. 

 

A Presidente do Conselho Geral

Helena Marques

  • Última atualização em .

"À Conversa Com..." Domingos Fernandes – Avaliação das Aprendizagens

As dúvidas assolam-nos todos os dias e em todos os momentos sempre que paramos para pensar na melhor e mais adequada forma de avaliarmos os nossos alunos, todos eles, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, tendo sempre como objetivo principal uma aprendizagem significativa que seja acompanhada do Bem Estare do Querer viver a escola.

Ora, como tão bem sabemos, as dúvidas e as incertezas são muito mais do que as certezas, nada como ouvir, aprender e partilhar com quem sabe e é detentor de um conhecimento alicerçado na Investigação, na Ciência e na Prática Profissional.

Assim, para um momento de aprendizagem e reflexão, convidámos um Professor, Pedagogo, Investigador, com provas dadas na Avaliação das Aprendizagens e nas Políticas Educativas, o Professor Doutor Domingos Fernandes, catedrático no Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Ao longo de dezassete anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa.

Foi um gratificante e interessante desafio termos participado nesta Conferência/Palestra, seguida de um debate riquíssimo sobre a Avaliação das Aprendizagens. O nosso pensamento foi interpelado sobre a importância que o feedback, os critérios e os instrumentos de avaliação assumem na melhoria das aprendizagens dos alunos.

 

20211021 a conversa com 1 20211021 a conversa com 1

 

  • Última atualização em .

Palestra sobre Alimentação

No dia 14 de outubro decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira, e no âmbito do Projeto de Promoção e Educação para a Saúde, uma Palestra sobre Alimentação e a sua importância na saúde do Homem. Tivemos a preciosa colaboração da nutricionista Magda Serras.

Esta palestra decorreu no Auditório 2, para todas as turmas do nono ano.

 

Palestra Palestra Palestra

 Fotografias de Ana Sofia Pereira

 

  • Última atualização em .

Palestra Performativa sobre Alterações Climáticas

No dia sete de outubro decorreu na Escola Secundária Vergílio Ferreira no âmbito do Projeto Promoção e Educação para a Saúde, uma Palestra Performativa sobre Alterações Climáticas. Esta atividade teve como objetivo principal sensibilizar os alunos para o impacto que este fenómeno terá no planeta, e também na saúde do Homem. 

Esta ação teve a preciosa colaboração dos alunos do 11º2ª.

Parabéns a todos!

 

TakeAStand TakeAStand TakeAStand

 Fotografias de Simão Botelho.

 

  • Última atualização em .

Projetos

  • Última atualização em .

Dia Europeu do Desporto na Escola celebrado na ESVF

No arranque deste novo ano letivo, o departamento de Educação Física arranca em força, dinamizando atividades no dia 24 de setembro, dia Europeu do Desporto na Escola 2021.

Os alunos da Escola Secundária Vergílio Ferreira, com aulas de Educação Física nos segundos e terceiros turnos da manhã, puderam participar numa aula de ténis com um professor especialista convidado da modalidade, Professor Pedro Cartaxo. 

A criar ainda mais dinâmica, as turmas puderam experimentar a corrida de velocidade com equipamento de células fotoelétricas, emprestado pelo professor Paulo Barrigana, responsável pelo Centro de Formação de Atletismo de Sintra.

A professora Susana Dinis, especialista na matéria de Basquetebol, deu uma aula diferente no pavilhão, com vista à divulgação de alguns exercícios que os alunos podem realizar também fora da escola, por forma a melhorarem os seus skills nesta matéria.

Foi sem dúvida um dia diferente de atividade física que esperamos poder voltar a repetir no próximo ano.

  • Última atualização em .

EXAMES FINAIS NACIONAIS

PROCESSO EXTRAORDINÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

A Lei n.º 31-A/2021, de 25 de maio, veio proceder à segunda alteração do Decreto-Lei n.º 10- B/2021, de 4 de fevereiro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 22-D/2021, de 22 de março, permitindo aos alunos realizarem exames finais nacionais para melhoria de classificação final da disciplina, apenas para efeitos de acesso ao ensino superior. Neste sentido, decorrerá um processo extraordinário de inscrição, dando oportunidade aos encarregados de educação ou alunos, quando maiores, para procederem, consoante o caso, à inscrição ou à alteração da inscrição já realizada, na 1.ª fase. Esse processo decorre de 27 até 31 de maio e encontra-se regulamentado pelo Despacho Normativo n.º 14-A/2021, de 26 de maio, que procede à regulamentação da realização de exames finais nacionais para melhoria de nota da classificação final da disciplina.

No separador Exames, encontram-se:

  • Última atualização em .

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2021

No âmbito do Orçamento Participativo das Escolas 2021, foram apresentadas três propostas, duas na Escola Secundária Vergílio Ferreira e uma na Escola Básica de Telheiras. Estas propostas constituem projetos que visam melhorar as escolas envolvidas.

PROPOSTAS APRESENTADAS

EB Telheiras

ES Vergílio Ferreira

 

Este ano, a votação terá lugar online no dia 24 de maio, entre as 8.30 e as 19:00. Nesse dia, será enviado, para o email institucional dos alunos, um link que dará acesso à votação, com garantia de confidencialidade de todo o processo, designadamente, o princípio do voto secreto.

Contamos com a participação de todos os alunos (do 3.º ciclo e do ensino secundário da EBT e da ESVF) na votação.

  • Última atualização em .

Orçamento participativo da Escola - 2021

OPE2021

O Orçamento Participativo das Escolas está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Mais informações em https://opescolas.pt/

  • Última atualização em .

Vídeos de Língua Gestual Portuguesa

 

Vídeos produzidos pela Professora de Língua Gestual Portuguesa.

 

Clique na Imagem para aceder aos vídeos:

  • Última atualização em .

Campanha Solidária de Angariação de Bens Alimentares

Dada a grave situação económica e social em que se encontram muitas famílias portuguesas, e em virtude das medidas de confinamento e controlo sanitário impostas pelo governo, as campanhas de recolha de donativos e de géneros de primeira necessidade, por parte das diversas organizações de carácter social, ficaram seriamente comprometidas durante o corrente ano.

Entre estas organizações encontra-se a Conferência de S. Vicente Paulo, de Carnide, cuja missão é, entre outras, apoiar as famílias carenciadas da Freguesia. Assim, e tendo consciência de que entre muitas destas famílias se encontram diversas famílias de alunos do agrupamento, foi organizada uma campanha solidária, que decorreu nas escolas do AEVF entre os dias 2 e 18 de Dezembro, e teve como objectivo a angariação de bens alimentares de primeira necessidade. Estes bens reverteram, posteriormente, a favor da Conferência Vicentina.

A esta iniciativa aderiram, de modo particular, os alunos de EMRC do nosso agrupamento.

A participação dos alunos das escolas, dos pais e encarregados de educação, assim como dos demais membros da nossa comunidade escolar, foi extraordinária e, traduziu-se, na angariação de uma quantidade considerável de bens que, se espera, ir durar para os próximos meses.

Não podemos deixar de ressalvar, e sem desprezar o contributo de todos os que puderam ajudar, a grande generosidade e prontidão da Direcção Escolar e dos Coordenadores das diversas escolas que, fraternamente, se empenharam nesta missão.

Gostaríamos ainda de salientar o modo amoroso como todos, e atendendo ao nosso pedido de juntarem aos donativos alguns géneros adequados à quadra natalícia, não se esqueceram de enviar, entre os produtos oferecidos, as broas, passas e figos, frutos secos, bacalhau e chocolates.

Deixamos deste modo, a toda a nossa querida comunidade escolar, o nosso agradecimento por terem tornado, de modo tão terno e generoso, um pouco mais feliz o Natal de muitas famílias.

A Conferência Vicentina enviou-nos a sua gratidão pela ajuda prestada e pede, a quem atravessa momentos difíceis que, se dirija, sem constrangimentos, à Igreja da Luz, aonde será acolhido de braços abertos.

Por fim, e com reiterados agradecimentos, desejamos a todos um Santo e Feliz Natal.

A Professora de Educação Moral e Religiosa Católica

Sofia Nunes

  • Última atualização em .

Projeto Labor

 

A performance dos nossos alunos do Labor.

Estreia On-line no Facebook do Lu.Ca no dia 6 de Junho, às 17h- visualização disponível até 14 de junho de 2020.

Alunos:Clara Leandro (10º1ª); Inês Travanca (10º8ª);Daniela Rogério e Luana Monteiro (10º10ª); Mariana Graça (10º11ª); José Alves (11º6ª); Miguel Matos e Rita Cabral (12º6ª) Diana Manso (12º 8ª)

Artista (formador): Manuel Henriques

Coordenadora do Projeto: Mariana Oliveira

Professora responsável: Ângela Conceição

O Laboré um projeto artístico e pedagógico de interação entre a escola, teatro, artistas e educadores que procura proporcionar uma experimentação prática da criação artística contemporânea. A Escola Vergílio Ferreira integrou este projeto anual do LU.CA - Teatro Luís de Camões, nesta 2ª edição, neste ano letivo de 2019-20, com alunos do ensino secundário.

Nesta segunda edição o Labor contou com um texto do autor e tradutor, Miguel Castro Caldas, Cenografia de Sara Franqueira e com a coordenação artística de Manuel Henriques.

O Projeto iniciou-se no dia 13 de janeiro de 2020, funcionando todas as terças-feiras, das 14 às 17 horas, no Anfiteatro II, da ESVF.

Originalmente o projeto tinha como objetivo apresentação pública no LU.CA - Teatro Luís de Camões, entidade fundadora do projeto, nos dias 4 e 5 de Junho.

Contudo face à situação de suspensão das atividades letivas e formativas presenciais nas escolas imposta pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, estas sessões foram suspensas.

Porém, tendo em vista a situação excecional o Labordecidiu que seria importante manter o contacto e ensinamentos com os jovens sobre estas práticas e apresentar na mesma o projeto publicamente, mas em formato on-line.

No final, eis algumas reflexões dos nossos alunos sobre:

Teatro e o mundo:

- Para ti o que significa fazer teatro? Consideras algo necessário e importante para a sociedade? Será que o Teatro pode mudar o Mundo?

2- Teatro e a Escola:

Qual a tua opinião sobre fazer teatro na escola? É importante para a Escola?

3- Teatro e o Eu:

- De que maneira fazer teatro influencia a minha vida pessoal?

Teatro não se resume só à representação, é mais do que isso. É o resultado da coesão de talentos que vão desde os atores, aos técnicos, aos cenógrafos,…

Para haver teatro tem que se “estar aqui e agora”- uma das falas usadas do texto criado para este projeto.

É uma maneira de expor ideias e talentos.

No teatro todos são protagonistas!

Teatro é arte, e como toda a arte é importante porque atrai as pessoas. Sendo uma manifestação artística torna-se necessária à sociedade.

O teatro é uma manifestação antiga, que pretende contar uma história, seja de que maneira for, aborda assuntos atuais, critica a sociedade, tenta provocar nos espetadores emoções, riso…

É importante a Escola disponibilizar este tipo de atividade aos alunos, dar-lhes a possibilidade e liberdade para escolher e experimentar.

Esta atividade na Escola permite que os alunos conheçam novas pessoas, tenham oportunidade de fazer algo de que gostem.

O teatro na Escola permite experimentar outras coisas que não teriam descoberto que gostavam se não tivessem experimentado.

O teatro fez-me ganhar confiança em mim.

O teatro fez-me relaxar da pressão sobre as notas, sobre o estudo…

 

  • Última atualização em .