Aplicações

 
Classroom Classroom
Email Email
Inovar Consulta Inovar Consulta
SIGE SIGE
SIGE SIGA
 
Inovar Docentes Inovar Docentes
Inovar Consulta Inovar PAA
Restrito Restrito
 

Notícias

Marcação de Refeições

Informa-se os Encarregados de Educação que a marcação de refeições, a partir do presente ano letivo, passou para gestão e responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa, através da plataforma de gestão municipal/SIGA (https://siga1.edubox.pt).

Neste site existe um manual de acesso e um vídeo exemplificativo de como marcar as refeições.

Cumpre informar que o Agrupamento recebeu a informação que a plataforma SIGA deverá entrar em funcionamento a partir do dia 26 de Setembro de 2020, para a marcação das refeições.

Qualquer irregularidade e ou necessidade de suporte técnico deve ser reportado através do email : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 


Renovação de matrícula 2020/21 - Novos procedimentos

As renovações de matrícula para o 5º, 7º e 10º anos, assim como todas as transferências de escola, continuam ser efetuadas através da plataforma do Portal das Matrículas do Ministério da Educação, disponível até dia 12 de julho, com o recurso às credenciais de acesso ao Portal das Finanças, ao cartão de cidadão ou chave móvel digital.

As renovações de matrícula dos anos intermédios de ciclo, para continuidade no mesmo estabelecimento que ainda não foram submetidas no portal das matrículas, passam a ser efetuadas no portal interno do Inovar Consulta até dia 12 de julho. Para este procedimento deverá ser utilizada como credencial o email do encarregado de educação, podendo a palavra passe ser recuperada no próprio portal: 

 

 

 

 


Todos Somos Diferentes

A escola EB1 Nº1 de Telheiras participou no Concurso Escolar “Todos Somos Diferentes” promovido pela SCML e venceu o 1º Prémio, no valor de 5.000.00€. A professora de Educação Especial Vera Campeão e a professora Titular de turma Carla Caldeira desenvolveram este projeto com a colaboração dos alunos da turma do 4.º Ano 3.ª, contando com a preciosa ajuda do Encarregado de Educação João Nunes nas filmagens e do professor de música António Dias.

Este projeto envolveu toda a comunidade escolar. Este concurso escolar teve como objetivo distinguir trabalhos escolares que sensibilizassem e mobilizassem toda a comunidade educativa para a importância de uma escola integradora e inclusiva das pessoas com deficiência, baseada nos princípios da solidariedade e da diversidade com vista à construção de uma sociedade futura mais coesa e mais justa em conformidade com o Dec. Lei 54/2018 de 6 de Julho.

Muitos parabéns a todos os professores, encarregados de educação, funcionários e alunos da escola que participaram com muito gosto e entusiasmo em todas as atividades propostas para o desenvolvimento do vídeo vencedor!


Projeto ECH2O-ÁGUA – Manual Final

Em nome da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e da Equipa do Projeto ECH2O ÁGUA, temos o prazer de informar que já está disponível o Manual Final do projeto, o qual esperemos ser uma importante ferramenta para a sua continuidade.

Reiterando os nossos sinceros agradecimentos pelo apoio no desenvolvimento deste Projeto e esperando continuar a contar com a EBJI Lumiar em futuras parcerias, apresento os melhores cumprimentos,

Susana Neto (Presidente da Comissão Diretiva da APRH | Coordenadora do Projeto ECH2O ÁGUA)


Projeto Labor

 

A performance dos nossos alunos do Labor.

Estreia On-line no Facebook do Lu.Ca no dia 6 de Junho, às 17h- visualização disponível até 14 de junho de 2020.

Alunos:Clara Leandro (10º1ª); Inês Travanca (10º8ª);Daniela Rogério e Luana Monteiro (10º10ª); Mariana Graça (10º11ª); José Alves (11º6ª); Miguel Matos e Rita Cabral (12º6ª) Diana Manso (12º 8ª)

Artista (formador): Manuel Henriques

Coordenadora do Projeto: Mariana Oliveira

Professora responsável: Ângela Conceição

O Laboré um projeto artístico e pedagógico de interação entre a escola, teatro, artistas e educadores que procura proporcionar uma experimentação prática da criação artística contemporânea. A Escola Vergílio Ferreira integrou este projeto anual do LU.CA - Teatro Luís de Camões, nesta 2ª edição, neste ano letivo de 2019-20, com alunos do ensino secundário.

Nesta segunda edição o Labor contou com um texto do autor e tradutor, Miguel Castro Caldas, Cenografia de Sara Franqueira e com a coordenação artística de Manuel Henriques.

O Projeto iniciou-se no dia 13 de janeiro de 2020, funcionando todas as terças-feiras, das 14 às 17 horas, no Anfiteatro II, da ESVF.

Originalmente o projeto tinha como objetivo apresentação pública no LU.CA - Teatro Luís de Camões, entidade fundadora do projeto, nos dias 4 e 5 de Junho.

Contudo face à situação de suspensão das atividades letivas e formativas presenciais nas escolas imposta pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, estas sessões foram suspensas.

Porém, tendo em vista a situação excecional o Labordecidiu que seria importante manter o contacto e ensinamentos com os jovens sobre estas práticas e apresentar na mesma o projeto publicamente, mas em formato on-line.

No final, eis algumas reflexões dos nossos alunos sobre:

Teatro e o mundo:

- Para ti o que significa fazer teatro? Consideras algo necessário e importante para a sociedade? Será que o Teatro pode mudar o Mundo?

2- Teatro e a Escola:

Qual a tua opinião sobre fazer teatro na escola? É importante para a Escola?

3- Teatro e o Eu:

- De que maneira fazer teatro influencia a minha vida pessoal?

Teatro não se resume só à representação, é mais do que isso. É o resultado da coesão de talentos que vão desde os atores, aos técnicos, aos cenógrafos,…

Para haver teatro tem que se “estar aqui e agora”- uma das falas usadas do texto criado para este projeto.

É uma maneira de expor ideias e talentos.

No teatro todos são protagonistas!

Teatro é arte, e como toda a arte é importante porque atrai as pessoas. Sendo uma manifestação artística torna-se necessária à sociedade.

O teatro é uma manifestação antiga, que pretende contar uma história, seja de que maneira for, aborda assuntos atuais, critica a sociedade, tenta provocar nos espetadores emoções, riso…

É importante a Escola disponibilizar este tipo de atividade aos alunos, dar-lhes a possibilidade e liberdade para escolher e experimentar.

Esta atividade na Escola permite que os alunos conheçam novas pessoas, tenham oportunidade de fazer algo de que gostem.

O teatro na Escola permite experimentar outras coisas que não teriam descoberto que gostavam se não tivessem experimentado.

O teatro fez-me ganhar confiança em mim.

O teatro fez-me relaxar da pressão sobre as notas, sobre o estudo…