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Notícias

Renovação de matrícula 2020/21 - Novos procedimentos

As renovações de matrícula para o 5º, 7º e 10º anos, assim como todas as transferências de escola, continuam ser efetuadas através da plataforma do Portal das Matrículas do Ministério da Educação, disponível até dia 12 de julho, com o recurso às credenciais de acesso ao Portal das Finanças, ao cartão de cidadão ou chave móvel digital.

As renovações de matrícula dos anos intermédios de ciclo, para continuidade no mesmo estabelecimento que ainda não foram submetidas no portal das matrículas, passam a ser efetuadas no portal interno do Inovar Consulta até dia 12 de julho. Para este procedimento deverá ser utilizada como credencial o email do encarregado de educação, podendo a palavra passe ser recuperada no próprio portal: 

 

 

 

 

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Todos Somos Diferentes

A escola EB1 Nº1 de Telheiras participou no Concurso Escolar “Todos Somos Diferentes” promovido pela SCML e venceu o 1º Prémio, no valor de 5.000.00€. A professora de Educação Especial Vera Campeão e a professora Titular de turma Carla Caldeira desenvolveram este projeto com a colaboração dos alunos da turma do 4.º Ano 3.ª, contando com a preciosa ajuda do Encarregado de Educação João Nunes nas filmagens e do professor de música António Dias.

Este projeto envolveu toda a comunidade escolar. Este concurso escolar teve como objetivo distinguir trabalhos escolares que sensibilizassem e mobilizassem toda a comunidade educativa para a importância de uma escola integradora e inclusiva das pessoas com deficiência, baseada nos princípios da solidariedade e da diversidade com vista à construção de uma sociedade futura mais coesa e mais justa em conformidade com o Dec. Lei 54/2018 de 6 de Julho.

Muitos parabéns a todos os professores, encarregados de educação, funcionários e alunos da escola que participaram com muito gosto e entusiasmo em todas as atividades propostas para o desenvolvimento do vídeo vencedor!

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Projeto ECH2O-ÁGUA – Manual Final

Em nome da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e da Equipa do Projeto ECH2O ÁGUA, temos o prazer de informar que já está disponível o Manual Final do projeto, o qual esperemos ser uma importante ferramenta para a sua continuidade.

Reiterando os nossos sinceros agradecimentos pelo apoio no desenvolvimento deste Projeto e esperando continuar a contar com a EBJI Lumiar em futuras parcerias, apresento os melhores cumprimentos,

Susana Neto (Presidente da Comissão Diretiva da APRH | Coordenadora do Projeto ECH2O ÁGUA)

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Projeto Labor

 

A performance dos nossos alunos do Labor.

Estreia On-line no Facebook do Lu.Ca no dia 6 de Junho, às 17h- visualização disponível até 14 de junho de 2020.

Alunos:Clara Leandro (10º1ª); Inês Travanca (10º8ª);Daniela Rogério e Luana Monteiro (10º10ª); Mariana Graça (10º11ª); José Alves (11º6ª); Miguel Matos e Rita Cabral (12º6ª) Diana Manso (12º 8ª)

Artista (formador): Manuel Henriques

Coordenadora do Projeto: Mariana Oliveira

Professora responsável: Ângela Conceição

O Laboré um projeto artístico e pedagógico de interação entre a escola, teatro, artistas e educadores que procura proporcionar uma experimentação prática da criação artística contemporânea. A Escola Vergílio Ferreira integrou este projeto anual do LU.CA - Teatro Luís de Camões, nesta 2ª edição, neste ano letivo de 2019-20, com alunos do ensino secundário.

Nesta segunda edição o Labor contou com um texto do autor e tradutor, Miguel Castro Caldas, Cenografia de Sara Franqueira e com a coordenação artística de Manuel Henriques.

O Projeto iniciou-se no dia 13 de janeiro de 2020, funcionando todas as terças-feiras, das 14 às 17 horas, no Anfiteatro II, da ESVF.

Originalmente o projeto tinha como objetivo apresentação pública no LU.CA - Teatro Luís de Camões, entidade fundadora do projeto, nos dias 4 e 5 de Junho.

Contudo face à situação de suspensão das atividades letivas e formativas presenciais nas escolas imposta pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, estas sessões foram suspensas.

Porém, tendo em vista a situação excecional o Labordecidiu que seria importante manter o contacto e ensinamentos com os jovens sobre estas práticas e apresentar na mesma o projeto publicamente, mas em formato on-line.

No final, eis algumas reflexões dos nossos alunos sobre:

Teatro e o mundo:

- Para ti o que significa fazer teatro? Consideras algo necessário e importante para a sociedade? Será que o Teatro pode mudar o Mundo?

2- Teatro e a Escola:

Qual a tua opinião sobre fazer teatro na escola? É importante para a Escola?

3- Teatro e o Eu:

- De que maneira fazer teatro influencia a minha vida pessoal?

Teatro não se resume só à representação, é mais do que isso. É o resultado da coesão de talentos que vão desde os atores, aos técnicos, aos cenógrafos,…

Para haver teatro tem que se “estar aqui e agora”- uma das falas usadas do texto criado para este projeto.

É uma maneira de expor ideias e talentos.

No teatro todos são protagonistas!

Teatro é arte, e como toda a arte é importante porque atrai as pessoas. Sendo uma manifestação artística torna-se necessária à sociedade.

O teatro é uma manifestação antiga, que pretende contar uma história, seja de que maneira for, aborda assuntos atuais, critica a sociedade, tenta provocar nos espetadores emoções, riso…

É importante a Escola disponibilizar este tipo de atividade aos alunos, dar-lhes a possibilidade e liberdade para escolher e experimentar.

Esta atividade na Escola permite que os alunos conheçam novas pessoas, tenham oportunidade de fazer algo de que gostem.

O teatro na Escola permite experimentar outras coisas que não teriam descoberto que gostavam se não tivessem experimentado.

O teatro fez-me ganhar confiança em mim.

O teatro fez-me relaxar da pressão sobre as notas, sobre o estudo…

 

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Regresso do Ensino Pré-Escolas às atividades presenciais

No regresso às atividades presenciais nos estabelecimentos de educação pré-escolar é importante que a comunidade educativa esteja sensibilizada para as regras de segurança a adotar nos recintos escolares, constantes das orientações já enviadas às escolas, no sentido de conter a propagação do novo coronavírus. É importante também que as crianças percebam os cuidados a ter, de forma apelativa.

É neste quadro que se insere o presente vídeo, cuja divulgação, junto das crianças, se aconselha logo no primeiro dia deste regresso.

 

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Regresso ao Regime Presencial dos 11.º e 12.º Anos de Escolaridade

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Assistentes Operacionais – Aviso de abertura de concurso -PREVPAP

Errata

No Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários ( PREVPAP) destinado a assistentes operacionais, publicado nesta página no dia 28 de abril de 2020, no ponto 9.4 onde se lê:

No presente procedimento concursal não existe a possibilidade de substituição do nível habilitacional por formação ou experiência profissionais, nos termos do n.º 2 do artigo 8.º da Lei n.º 112/2017, de 29 de dezembro,

deverá ler-se:

9.4 A título excecional, no presente procedimento concursal é admissível em substituição do nível habilitacional , a relevância da formação ou experiência profissional, conforme o nº 2 do artigo 34º da LTFP e nos termos do artigo 31º da Lei 71/2018 de 31 de dezembro.

O Diretor Anselmo Jorge

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Concurso Diretor do AEVF - Lista de Candidatos Admitidos

Aqui se publica a lista mencionada sem, no entanto, deixar de esclarecer que os prazos anteriormente previstos para a conclusão do processo de eleição do diretor neste agrupamento se encontrarem comprometidos, ao abrigo do artº 7º da Lei 1-A/2020, de 19 de março, que estabelece um conjunto de medidas excecionais e temporárias de resposta à situação epidemiológica em curso, produzindo efeitos à data de produção de efeito do DL 10-A/2020 (13 de março). Os trabalhos decorrentes deste processo serão acionados à medida do decurso da situação excecional referida no nº1 da Lei 1-A/2020.

 

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INFORMAÇÃO COMUNIDADE ESCOLAR

 

Vivemos, ainda que temporária, uma nova realidade. Sabemos que na sequência do encerramento das escolas, com professores e alunos trabalhando à distância, não foi fácil nem o acompanhamento que as famílias tiveram que prestar aos seus educandos nem o serviço prestado pela nossa unidade orgânica. Vemo-nos todos perante a necessidade de nos adaptarmos a um novo modo de vida, diferente daquele a que estávamos habituados e para o qual não dispúnhamos de "manual de instruções".

O trabalho desenvolvido pelo corpo docente nas duas semanas de suspensão de atividades letivas presenciais teve como objetivo primordial manter a ligação dos alunos à escola, consolidação de aprendizagens e desenvolvimento de competências. Não foi fácil e, nesta nova modalidade de trabalho não presencial, em que todos têm capacidade de adaptação, empenho e profissionalismo farão ultrapassar os constrangimentos e as distâncias. Apesar das dificuldades sentidas não podemos deixar de destacar o trabalho que os docentes, técnicos e pessoal não docente desenvolveram nestas últimas semanas para, de alguma forma, manter a "normalidade" possível para chegarmos a todos.

Agradecemos a colaboração, os contactos de todos os que, num espírito de colaboração, nos fizeram chegar as suas preocupações e sugestões e desejamos muita Saúde para os tempos que se avizinham.

Informamos os Pais e Encarregados de Educação que se encontra disponível a informação relativa à avaliação dos alunos no 2º período na plataforma INOVAR (acesso direto aos dados do seu educando).

Para alguma questão que se coloque poderão contactar os nossos serviços:

Escola Secundária de Vergílio Ferreira – 217122020

Endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A toda a Comunidade Escolar queremos agradecer e desejar a todos uma BOA PÁSCOA.

Lisboa, 3 de abril de 2020

O Diretor

Anselmo Jorge

 

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Escalões A, B e NE: Distribuição de refeições take-away

Tendo em conta a presente situação as crianças de JI e os alunos do 1º ciclo com escalão A,B e NE, vão poder continuar a usufruir das refeições (pequeno almoço, almoço e lanche), em sistema take-away, por motivos de higiene e segurança no contexto atual, disponibilizadas em escolas referenciadas como ponto de recolha.

Este kit será disponibilizado todos os dias, em sistema take-away. Ou seja, os familiares destes alunos poderão, a partir de amanhã, dia 16 de março, dirigir-se apenas às escolas referenciadas como ponto de recolha para levantamento desse kit, das 12.00h às 13.30h.

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