No âmbito do projeto "Abraçar a inclusão", as colegas de Educação Especial do domínio cognitivo motor (Liliana Ferreira) e visão (Gorete Barros) dinamizaram várias atividades lúdicas que sensibilizaram para as diferentes dificuldades (motoras, cognitivas, comunicação, visão e audição).
O objetivo desta atividade é não só fomentar nas crianças a consciência de que a diferença está presente em todos nós, como contribuir para a formação de futuros adultos capazes de tornar a nossa sociedade mais equitativa.
Um agradecimento especial à professora Maria João Sequeira do 2º. 2.ª por inscrever a sua turma nesta atividade e ao Colégio Helen Keller por ceder as bengalas (dirigidas a pessoas com deficiência visual), pois, sem estas, a atividade não teria tido o mesmo impacto nas crianças.
No passado dia 12 de maio (5ª feira) decorreu a Festa do Desporto Adaptado com a participação de um grupo de alunos da Escola Secundária Vergílio Ferreira e da Escola Básica de S. Vicente. Esta atividade, integrada no Plano de Atividades do Desporto Escolar, desenrolou-se no Estádio 1º de Maio (Inatel) e contou com a participação de cerca de 100 alunos entre os 8 Grupos Equipa de Desporto Adaptado e 5 grupos equipa de Boccia do concelho de Lisboa.
A Escola Básica de São Vicente dinamizou um conjunto de atividades lúdicas e culturais de 26 e 29 de abril de 2022, abrangendo o 2º Ciclo e o 3º Ciclo. As atividades retrataram diversas temáticas, e contaram com momentos desportivos, reflexivos, musicais, artísticos que pretendemos que tenham contribuído para aquilo que a comunidade educativa considera essencial e pelo qual lutamos todos os dias: o desenvolvimento integral dos nossos alunos nas suas múltiplas dimensões.
Na disciplina de Ciências Naturais do 7º 1ª foram realizadas ao longo do ano letivo diversas atividades práticas ou experimentais, sendo algumas colocadas para mostra numa exposição no âmbito da Semana Cultural do agrupamento que decorreu de quatro a oito de abril.
No dia 21 e 22 de abril, decorreram respectivamente na Escola Secundária Vergílio Ferreira e na Escola Básica de São Vicente, duas sessões de sensibilização para a prevenção do Cancro da Pele, para todas as turmas do oitavo ano.
As sessões realizaram-se mais uma vez com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Decorreu no dia 24 de março de 2022, a votação online para o Orçamento Participativo das Escolas (OPE) 2022. Foram um total de 6 propostas e os resultados da votação foram os seguintes:
Escola Básica de São Vicente
Proposta A – Sem isolamento com webcams! – 21 votos
Proposta B – Ouça tudo com colunas de som – 138 votos (proposta vencedora)
Escola Básica de Telheiras
Proposta A – Aprender e Brincar – Requalificação da Ludoteca – 43 votos (proposta vencedora)
Proposta B – Upgrade ao Laboratório de FQ – 25 votos
Escola Secundária Vergílio Ferreira
Proposta A – Relógios em sala de aula – Valorização do Espaço Exterior – 100 votos
Proposta B – Uma Esplanada com Escola – 269 votos (proposta vencedora)
O AEVF agradece o interesse dos alunos nas propostas apresentadas e a participação no OPE 2022. A implementação das propostas vencedoras será um ótimo contributo para a valorização do espaço escolar e para o bem-estar da comunidade educativa. Parabéns a todos os participantes e, em especial, às propostas vencedoras!
A base do Projeto da Escola Básica S. Vicente-Telheiras "Cuidados a ter com a Higiene Oral (JI/1º ciclo)" foi que não se pode separar higiene oral de saúde, pois é um dos cuidados básicos não apenas com a aparência, mas com uma das partes mais importantes do corpo humano, por onde consumimos alimentos e líquidos que nos mantém vivos. Pretendeu, igualmente, sensibilizar os alunos para o facto que cuidar da nossa boca, dos nossos dentes não apenas deixa o sorriso mais bonito e faz bem para a autoestima, mas também previne muitos males como cáries, tártaro, mau hálito, e até certo ponto alguns males do estômago.
No âmbito do dia Mundial do Braille (4 de janeiro), a professora de Educação Especial no domínio da visão Gorete Barros está a dinamizar com os 3º e 4º anos de todas as escolas do Agrupamento uma atividade lúdica/pedagógica sobre a temática.
No dia 27 e 28 de janeiro, decorreram respetivamente na Escola Secundária Vergílio Ferreira e na Escola Básica de São Vicente, duas sessões de sensibilização sobre o HPV, para todas as turmas do nono ano.
As sessões realizaram-se com a colaboração da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
A Escola Básica de São Vicente Telheiras (JI e 1º ciclo) participou na comemoração da Edição de 2021, do Dia Nacional do Pijama, em parceria com a Associação Mundos de Vida. Ao participar tornou-se uma "Escola Pijama"e, no final, receberá um Diploma de Participação nesta Edição 2021 do Dia Nacional do Pijama.
O Dia Nacional do Pijama comemora-se no dia 20 de novembro, que também é o Dia da Convenção Internacional dos Direitos da Criança. Este ano comemorou-se no dia 22 de novembro, para não coincidir com o fim de semana.
Dias antes foram afixados, pela escola, pósteres sobre o Dia Nacional do Pijama 2021, para apresentar a ideia às crianças. Cada professor/educadora afixou na porta da sua sala de aula, o póster para apresentar a ideia às crianças.
Em sala de aula, cada educadora/professor leu a história "As Palavras Esquecidas”, que fala sobre uma extraordinária aventura de duas crianças, um papagaio e um amigo da escola, de onde surgem ordens que não permitem o uso de certas palavras, fazendo crer que algo grave esteja a acontecer! Entretanto começam a pensar num plano para impedir que as palavras que gostam desapareçam para sempre. Trata-se de uma história sobre a importância e o poder que as palavras têm.
Foi efetuada a exploração desta história com os alunos e diálogo sobre: o respeito pelo outro, a amizade, a solidariedade; as crianças institucionalizadas e sobre o direito que todas as crianças têm de crescer no seio de uma família. Seguiu-se a realização de trabalhos pelos alunos sobre a história trabalhada.
Foi, igualmente, trabalhada com os alunos a história "O Elefante Sortudo", que fala sobre o direito à diferença, do respeito pela mesma e pelos outros, assim como foram realizados trabalhos sobre esta história.
As várias turmas efetuaram, na sua sala de aula e em casa, o visionamento do vídeo com a dança-canção "Acreditar", música da autoria da Soraia Ramos e dança do Cifrão, para memorizarem a música, treinarem e aprenderem a coreografia.
No dia 22 de novembro, os alunos/professores/educadoras vieram vestidos de pijama para a escola, para lembrar a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família". Os alunos/educadoras/professores/auxiliares do JI e do 1º ciclo cantaram e dançaram, ao som da música "Acreditar", da Missão Pijama 2021, que já haviam treinado anteriormente, com o visionamento do vídeo na escola e em casa (Articulação JI e 1º ciclo).
Esta atividade contou com a colaboração dos encarregados de educação e familiares. Os alunos que desejaram, enviaram um donativo para a Missão Pijama (Associação Mundos de Vida), no valor total de 792,72€, destinado a auxiliar as crianças institucionalizadas, que será depositado na conta da Associação Mundos de Vida.
Tratou-se de uma Atividade /Projeto de Escola, que foi muito educativa, solidária e divertida, em que tivemos muito gosto em participar, contribuindo para esta causa solidária!
As dúvidas assolam-nos todos os dias e em todos os momentos sempre que paramos para pensar na melhor e mais adequada forma de avaliarmos os nossos alunos, todos eles, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, tendo sempre como objetivo principal uma aprendizagem significativa que seja acompanhada do Bem Estare do Querer viver a escola.
Ora, como tão bem sabemos, as dúvidas e as incertezas são muito mais do que as certezas, nada como ouvir, aprender e partilhar com quem sabe e é detentor de um conhecimento alicerçado na Investigação, na Ciência e na Prática Profissional.
Assim, para um momento de aprendizagem e reflexão, convidámos um Professor, Pedagogo, Investigador, com provas dadas na Avaliação das Aprendizagens e nas Políticas Educativas, o Professor Doutor Domingos Fernandes, catedrático no Instituto Universitário de Lisboa-ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. Ao longo de dezassete anos foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa.
Foi um gratificante e interessante desafio termos participado nesta Conferência/Palestra, seguida de um debate riquíssimo sobre a Avaliação das Aprendizagens. O nosso pensamento foi interpelado sobre a importância que o feedback, os critérios e os instrumentos de avaliação assumem na melhoria das aprendizagens dos alunos.
Depois de um ano de “pausa” destes exames, em toda a Europa, devido à pandemia, voltámos a ter no AEVF as provas para obtenção do DELF.
O DELF (DIPLOME D’ÉTUDES EN LANGUE FRANÇAISE) é um diploma do Ministério da Educação Francês que certifica as competências naquele idioma, através de provas escritas e orais.
A preparação teve lugar nas sessões semanais online do Clube de Francês, nas quais participaram alunos do 3º ciclo das três escolas do Agrupamento.
Em maio último, houve vinte e três alunos do 8º e do 9º ano que se candidataram ao exame, tendo todos obtido o diploma com grande sucesso. Parabéns!
Salienta-se também que a Escola Básica de São Vicente foi o único “Centre de Passation” que funcionou em Lisboa, tendo acolhido estudantes de sete outras escolas, públicas e privadas.
No próximo ano letivo, haverá uma nova oportunidade de conseguir este diploma: em setembro daremos notícias.
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento ao longo do 1.º período foi abordado o domínio Igualdade de Género. Após a exploração, em sala de aula, de vários recursos sobre a temática, foi promovida uma reflexão sobre os direitos das mulheres e das raparigas e a igualdade de género em vários planos. Sensibilizados para esta temática, os alunos do 9º ano da Escola Básica São Vicente realizaram vários trabalhos, em vários suportes, especialmente digitais.
Apresentam-se aqui extratos desses trabalhos, que revelam a criatividade, imaginação e empenho dos alunos.
O Orçamento Participativo das Escolas está de volta, pelo quinto ano consecutivo. Os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Trata-se de um processo democrático que acontece em cada escola, que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.
Apesar de alguns constrangimentos a nível de equipamento, foi muito agradável ver como superaram as vossas dificuldades e se empenharam na realização das tarefas propostas tendo em vista criar uma lembrança memorável neste tempo de pandemia onde sentiam saudades das aulas presenciais. Mantiveram a vossa motivação para concluírem o projeto que envolveu diversas disciplinas. Os professores do Conselho de Turma estão muito orgulhosos.
Os Tronos de Santo António foram construídos pelos alunos do 4º 2ª SV, durante a semana de 8 a 12 de junho, no âmbito de um projeto/atividade desenvolvida em colaboração com o Arquivo Municipal de Lisboa "Vamos manter a tradição! Vamos construir um trono de Santo António!".
Esta atividade promoveu a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Expressões Artísticas/Oferta Complementar (Tema do Agrupamento "Viver a Cidade").