Aplicações

 
Classroom Classroom
Email Email
Inovar Consulta Inovar Consulta
SIGE SIGE
SIGE SIGA
 
Inovar Docentes Inovar Docentes
Inovar Consulta Inovar PAA
Restrito Restrito
 

Projeto Labor

 

A performance dos nossos alunos do Labor.

Estreia On-line no Facebook do Lu.Ca no dia 6 de Junho, às 17h- visualização disponível até 14 de junho de 2020.

Alunos: Clara Leandro (10º1ª); Inês Travanca (10º8ª);Daniela Rogério e Luana Monteiro (10º10ª); Mariana Graça (10º11ª); José Alves (11º6ª); Miguel Matos e Rita Cabral (12º6ª) Diana Manso (12º 8ª)

Artista (formador): Manuel Henriques

Coordenadora do Projeto: Mariana Oliveira

Professora responsável: Ângela Conceição

O Labor é um projeto artístico e pedagógico de interação entre a escola, teatro, artistas e educadores que procura proporcionar uma experimentação prática da criação artística contemporânea. A Escola Vergílio Ferreira integrou este projeto anual do LU.CA - Teatro Luís de Camões, nesta 2ª edição, neste ano letivo de 2019-20, com alunos do ensino secundário.

Nesta segunda edição o Labor contou com um texto do autor e tradutor, Miguel Castro Caldas, Cenografia de Sara Franqueira e com a coordenação artística de Manuel Henriques.

O Projeto iniciou-se no dia 13 de janeiro de 2020, funcionando todas as terças-feiras, das 14 às 17 horas, no Anfiteatro II, da ESVF.

Originalmente o projeto tinha como objetivo apresentação pública no LU.CA - Teatro Luís de Camões, entidade fundadora do projeto, nos dias 4 e 5 de Junho.

Contudo face à situação de suspensão das atividades letivas e formativas presenciais nas escolas imposta pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, estas sessões foram suspensas.

Porém, tendo em vista a situação excecional o Labor decidiu que seria importante manter o contacto e ensinamentos com os jovens sobre estas práticas e apresentar na mesma o projeto publicamente, mas em formato on-line.

No final, eis algumas reflexões dos nossos alunos sobre:

Teatro e o mundo:

- Para ti o que significa fazer teatro? Consideras algo necessário e importante para a sociedade? Será que o Teatro pode mudar o Mundo?

2- Teatro e a Escola:

Qual a tua opinião sobre fazer teatro na escola? É importante para a Escola?

3- Teatro e o Eu:

- De que maneira fazer teatro influencia a minha vida pessoal?

Teatro não se resume só à representação, é mais do que isso. É o resultado da coesão de talentos que vão desde os atores, aos técnicos, aos cenógrafos,…

Para haver teatro tem que se “estar aqui e agora”- uma das falas usadas do texto criado para este projeto.

É uma maneira de expor ideias e talentos.

No teatro todos são protagonistas!

Teatro é arte, e como toda a arte é importante porque atrai as pessoas. Sendo uma manifestação artística torna-se necessária à sociedade.

O teatro é uma manifestação antiga, que pretende contar uma história, seja de que maneira for, aborda assuntos atuais, critica a sociedade, tenta provocar nos espetadores emoções, riso…

É importante a Escola disponibilizar este tipo de atividade aos alunos, dar-lhes a possibilidade e liberdade para escolher e experimentar.

Esta atividade na Escola permite que os alunos conheçam novas pessoas, tenham oportunidade de fazer algo de que gostem.

O teatro na Escola permite experimentar outras coisas que não teriam descoberto que gostavam se não tivessem experimentado.

O teatro fez-me ganhar confiança em mim.

O teatro fez-me relaxar da pressão sobre as notas, sobre o estudo…

 


Imprimir Email