Atividades

Convivio Ténis de Mesa AEVF

No passado dia 27 de abril (4ª feira) decorreu  o último encontro da Modalidade de Ténis de Mesa enquadrada no âmbito do Desporto Escolar. Este encontro realizou-se na Escola Secundária Eça de Queirós e estiveram representadas todas as escolas / agrupamentos de Lisboa Cidade.

A participação do nosso agrupamento foi muito positiva não só por ter propiciado excelentes momentos de convívio, mas também por os alunos / atletas terem alcançado excelentes resultados desportivos. A nossa participação ocorreu em 3 escalões, Infantil A, Infantil B e Iniciados mas foi mais representativa nos dois primeiros e para além dos alunos abaixo referidos, que se destacaram no pódio, todos os outros tiveram classificações meritórias.

Resultados:

  • Infantil A:
    • Guilherme Mendes- 1º Classificado masculino
    • Teresa Luz- 3º Classificada feminina
  • Infantil B:
    • Ian Ferrolho- 1º Classificado masculino
    • Gabriel Ferrolho- 2º Classificado masculino

 

  • Última atualização em .

Sessões Integradas no âmbito do PNEP

No âmbito do Programa Nacional de Educação pelos Pares, e com o apoio da Fundação Portuguesa "A Comunidade contra a Sida", decorreram em algumas turmas do oitavo  e do nono ano respectivamente,  várias sessões referentes à temática da SIDA e das Infeções Sexualmente Transmissíveis. Estas sessões realizaram-se nas aulas de Cidadania das respetivas turmas, durante várias semanas.
Obrigada ao CAOJ e a toda a sua equipa, bem como a todos os professores e alunos que tornaram possível a sua realização.
No próximo ano letivo o Agrupamento irá dar continuidade ao referido projeto que se revelou de extrema importância para a comunidade escolar.
 
Esta atividade foi realizada no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde.
 
A Coordenadora do PES
Ana Sofia Pereira
  • Última atualização em .

IST

No âmbito da disciplina de Física e Química, os alunos do 11º3 passaram a tarde em visita de estudo ao Instituto Superior Técnico.

  • Última atualização em .

Semana "Fixe"

A Escola Básica de São Vicente dinamizou um conjunto de atividades lúdicas e culturais de 26 e 29 de abril de 2022, abrangendo o 2º Ciclo e o 3º Ciclo. As atividades retrataram diversas temáticas, e contaram com momentos desportivos, reflexivos, musicais, artísticos que pretendemos que tenham contribuído para aquilo que a comunidade educativa considera essencial e pelo qual lutamos todos os dias: o desenvolvimento integral dos nossos alunos nas suas múltiplas dimensões. 

  • Última atualização em .

Exposição de Ciências

Na disciplina de Ciências Naturais do 7º 1ª foram realizadas ao longo do ano letivo diversas atividades práticas ou experimentais, sendo algumas colocadas para mostra numa exposição no âmbito da Semana Cultural do agrupamento que decorreu de quatro a oito de abril.

  • Última atualização em .

Evento - Inspiring Future

A escola recebeu no passado dia 27/04 o Projeto Inspiring Future, promovido pela Associação de Estudantes e em colaboração com a Associação Inspiriar o Futuro.
O evento envolveu diretamente mais de 300 alunos de 12° ano que participaram de forma voluntária em diversas atividades, que tinham como objetivo esclarecê-los acerca do processo de candidatura ao ensino superior e dar-lhes ferramentas para escolherem um curso que seja do seu agrado.
Estiveram também presentes na escola mais de 40 instituições (universidades, faculdades, politécnicos, etc...), distribuídas em expositores num formato de "feira académica", onde os alunos puderam esclarecer as suas dúvidas diretamente com alguém.
  • Última atualização em .

As Artes comemoram a Primavera

Tendo como mote de partida a chegada da primavera a Escola Básica de Telheiras, a Professora Ana Paula Cardoso, no âmbito da disciplina de Educação Visual e Tecnológica, apresentou aos alunos a proposta de criarem, na entrada da Escola, um cenário de fantasia e comemoração desta estação cheia de aluz e alegria!

O resultado não podia ser melhor...as cores, os animais, as flores...existe algo melhor do que ser recebido assim na escola?

Obrigada a todos os que colaboraram!

 

  • Última atualização em .

OPE 2022

Decorreu no dia 24 de março de 2022, a votação online para o Orçamento Participativo das Escolas (OPE) 2022. Foram um total de 6 propostas e os resultados da votação foram os seguintes:

Escola Básica de São Vicente

  • Proposta A – Sem isolamento com webcams! – 21 votos
  • Proposta B – Ouça tudo com colunas de som – 138 votos (proposta vencedora)

Escola Básica de Telheiras

  • Proposta A – Aprender e Brincar – Requalificação da Ludoteca – 43 votos (proposta vencedora)
  • Proposta B – Upgrade ao Laboratório de FQ – 25 votos

Escola Secundária Vergílio Ferreira

  • Proposta A – Relógios em sala de aula – Valorização do Espaço Exterior – 100 votos
  • Proposta B – Uma Esplanada com Escola – 269 votos (proposta vencedora)

O AEVF agradece o interesse dos alunos nas propostas apresentadas e a participação no OPE 2022. A implementação das propostas vencedoras será um ótimo contributo para a valorização do espaço escolar e para o bem-estar da comunidade educativa. Parabéns a todos os participantes e, em especial, às propostas vencedoras!

  • Última atualização em .

Hotéis para insetos

No passado dia 25 de março os alunos da sala F104 e respectivas docentes finalizaram no âmbito do projecto de Biodiversidade “Não te faças de morto”, os hotéis para insetos. Estes foram colocados no espaço junto à horta na Escola Secundária Vergílio Ferreira.

 

  • Última atualização em .

Ética no Desporto

No passado dia 25 de março, estiveram na nossa escola o Coordenação do Plano Nacional de Ética no Desporto, Dr. José Lima, e o atleta Paralímpico Jorge Pina, também embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto.

  • Última atualização em .

H2OFF - Hora de fechar a torneira

Dia 22 de março é o Dia Mundial da Água.

A APDA promove, pelo segundo ano consecutivo, a H2OFF - Hora de fechar a torneira, convidando toda a sociedade a  fechar a torneira, nesse dia, entre as 22h00 e as 23h00.

Junte-se a nós no apelo ao uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação da mesma.

Juntos faremos a diferença!

  • Última atualização em .

Apoio Solidário à Ucrânia

O 7º2ª da ES Vergílio Ferreira convida toda a comunidade escolar a participar numa recolha de bens essenciais para apoio solidário à crise humanitária da Ucrânia.
 Artigos necessários:
  • Alimentos não perecíveis (conservas, enlatados, massa, arroz, cereais, etc)
  • Produtos de higiene (gel de banho, champô, produtos de higiene feminina , sabonete, etc)
 Locais de entrega:
  • Posto de doações no bar da ESVF
  • Posto de doações na entrada da ESVF
 A Vergílio está solidária com a Ucrânia, vamos continuar a ajudar!
  • Última atualização em .

Não há duas sem três

No dia 27 de janeiro, quinta-feira, a Marta, a Camila, o Marco Saraiva, o Rodrigo e o Guilherme foram assistir à peça “Não há duas sem três” no Teatro Luís de Camões.

  • Última atualização em .

Carnaval na EBT

Com o objetivo de manter, valorizar tradições, promover as relações interpessoais e proporcionar um saudável convívio entre toda a comunidade escolar, no dia 28 de fevereiro os alunos da nossa Escola comemoraram o Carnaval com a confecção de fatos e máscaras para realização do desfile de carnaval, no 2.º ciclo e a vinda à Escola do carrinho de pipocas e algodão doce.

 

  • Última atualização em .

Comboios de bicicletas em Lisboa

O Programa Municipal dos Comboios de Bicicletas de Lisboa está de volta na Escola Básica de Telheiras - um programa em que os alunos vão para a escola de bicicleta acompanhados por adultos monitores credenciados. Tal como um “comboio” normal, tem uma linha/percurso e horários definidos.

 

  • Última atualização em .