Aplicações

 
Classroom Classroom
Email Email
Inovar Consulta Inovar Consulta
SIGE SIGE
SIGE SIGA
 
Inovar Docentes Inovar Docentes
Inovar Consulta Inovar PAA
Restrito Restrito
 

Atividades

Todos Somos Diferentes

A escola EB1 Nº1 de Telheiras participou no Concurso Escolar “Todos Somos Diferentes” promovido pela SCML e venceu o 1º Prémio, no valor de 5.000.00€. A professora de Educação Especial Vera Campeão e a professora Titular de turma Carla Caldeira desenvolveram este projeto com a colaboração dos alunos da turma do 4.º Ano 3.ª, contando com a preciosa ajuda do Encarregado de Educação João Nunes nas filmagens e do professor de música António Dias.

Este projeto envolveu toda a comunidade escolar. Este concurso escolar teve como objetivo distinguir trabalhos escolares que sensibilizassem e mobilizassem toda a comunidade educativa para a importância de uma escola integradora e inclusiva das pessoas com deficiência, baseada nos princípios da solidariedade e da diversidade com vista à construção de uma sociedade futura mais coesa e mais justa em conformidade com o Dec. Lei 54/2018 de 6 de Julho.

Muitos parabéns a todos os professores, encarregados de educação, funcionários e alunos da escola que participaram com muito gosto e entusiasmo em todas as atividades propostas para o desenvolvimento do vídeo vencedor!


Projeto ECH2O-ÁGUA – Manual Final

Em nome da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos e da Equipa do Projeto ECH2O ÁGUA, temos o prazer de informar que já está disponível o Manual Final do projeto, o qual esperemos ser uma importante ferramenta para a sua continuidade.

Reiterando os nossos sinceros agradecimentos pelo apoio no desenvolvimento deste Projeto e esperando continuar a contar com a EBJI Lumiar em futuras parcerias, apresento os melhores cumprimentos,

Susana Neto (Presidente da Comissão Diretiva da APRH | Coordenadora do Projeto ECH2O ÁGUA)


Projeto Labor

 

A performance dos nossos alunos do Labor.

Estreia On-line no Facebook do Lu.Ca no dia 6 de Junho, às 17h- visualização disponível até 14 de junho de 2020.

Alunos:Clara Leandro (10º1ª); Inês Travanca (10º8ª);Daniela Rogério e Luana Monteiro (10º10ª); Mariana Graça (10º11ª); José Alves (11º6ª); Miguel Matos e Rita Cabral (12º6ª) Diana Manso (12º 8ª)

Artista (formador): Manuel Henriques

Coordenadora do Projeto: Mariana Oliveira

Professora responsável: Ângela Conceição

O Laboré um projeto artístico e pedagógico de interação entre a escola, teatro, artistas e educadores que procura proporcionar uma experimentação prática da criação artística contemporânea. A Escola Vergílio Ferreira integrou este projeto anual do LU.CA - Teatro Luís de Camões, nesta 2ª edição, neste ano letivo de 2019-20, com alunos do ensino secundário.

Nesta segunda edição o Labor contou com um texto do autor e tradutor, Miguel Castro Caldas, Cenografia de Sara Franqueira e com a coordenação artística de Manuel Henriques.

O Projeto iniciou-se no dia 13 de janeiro de 2020, funcionando todas as terças-feiras, das 14 às 17 horas, no Anfiteatro II, da ESVF.

Originalmente o projeto tinha como objetivo apresentação pública no LU.CA - Teatro Luís de Camões, entidade fundadora do projeto, nos dias 4 e 5 de Junho.

Contudo face à situação de suspensão das atividades letivas e formativas presenciais nas escolas imposta pelo Decreto-Lei n.º 14-G/2020, de 13 de abril, no âmbito da pandemia da doença COVID-19, estas sessões foram suspensas.

Porém, tendo em vista a situação excecional o Labordecidiu que seria importante manter o contacto e ensinamentos com os jovens sobre estas práticas e apresentar na mesma o projeto publicamente, mas em formato on-line.

No final, eis algumas reflexões dos nossos alunos sobre:

Teatro e o mundo:

- Para ti o que significa fazer teatro? Consideras algo necessário e importante para a sociedade? Será que o Teatro pode mudar o Mundo?

2- Teatro e a Escola:

Qual a tua opinião sobre fazer teatro na escola? É importante para a Escola?

3- Teatro e o Eu:

- De que maneira fazer teatro influencia a minha vida pessoal?

Teatro não se resume só à representação, é mais do que isso. É o resultado da coesão de talentos que vão desde os atores, aos técnicos, aos cenógrafos,…

Para haver teatro tem que se “estar aqui e agora”- uma das falas usadas do texto criado para este projeto.

É uma maneira de expor ideias e talentos.

No teatro todos são protagonistas!

Teatro é arte, e como toda a arte é importante porque atrai as pessoas. Sendo uma manifestação artística torna-se necessária à sociedade.

O teatro é uma manifestação antiga, que pretende contar uma história, seja de que maneira for, aborda assuntos atuais, critica a sociedade, tenta provocar nos espetadores emoções, riso…

É importante a Escola disponibilizar este tipo de atividade aos alunos, dar-lhes a possibilidade e liberdade para escolher e experimentar.

Esta atividade na Escola permite que os alunos conheçam novas pessoas, tenham oportunidade de fazer algo de que gostem.

O teatro na Escola permite experimentar outras coisas que não teriam descoberto que gostavam se não tivessem experimentado.

O teatro fez-me ganhar confiança em mim.

O teatro fez-me relaxar da pressão sobre as notas, sobre o estudo…

 


Concerto de Natal na EB Telheiras

Excerto do Concerto de Natal realizado na Escola Básica de Telheiras no dia 17 de dezembro de 2019, com alunos de 5º e 6º anos da docente Maria Eduarda Monterroso

ConcertoNatal ebt2019

 


Ação solidária na EBL

Natal EBL acaoSolidaria

Todos os anos, a EBL, com o apoio extraordinário da sua comunidade educativa, desenvolve uma ação solidária natalícia, colaborando com várias instituições.

Este ano, vamos colaborar, pela segunda vez, com a Associação “Apoio à vida”, oferecendo fraldas, leite 1 e 2, compressas, produtos de higiene para bebé.

A campanha decorre até 16 de dezembro.

Ajude-nos a ajudar!


Dia da Alimentação na EB S Vicente-Telheiras

Os alunos do Pré-escolar e do 1º ciclo da Escola Básica de São Vicente/Telheiras comemoraram o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) implementando um conjunto de atividades, tendo contado com a colaboração dos pais/EE em algumas delas.

Os alunos viram um filme de animação "O Copão e o Copinho", em sala de aula, com as suas educadoras/professores, que abordava os temas da importância da alimentação saudável e da prática do desporto para a saúde e da reciclagem das embalagens. Tratava-se de um filme pedagógico e divertido!

Partindo do visionamento deste filme, algumas turmas realizaram trabalhos coletivos, sobre o que aprenderam com o mesmo. Esses trabalhos encontram-se em exposição no átrio da escola (Articulação JI e 1º ciclo). Esta Exposição está aberta à comunidade educativa. Para além disso, as turmas realizaram no dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) espetadas de fruta, em sala de aula. Para tal, contaram com a colaboração dos pais/EE que enviaram as frutas já lavadas, descascadas e cortadas aos pedaços. Os alunos puderam assim apreciar o consumo de fruta (espetadas de fruta), num momento de convívio e partilha com os seus colegas e educadoras/professores.

Por último, cada educadora/professor promoveu a pesquisa e recolha de informação alusiva a esta data comemorativa, tendo realizado com a sua turma atividades diversas, consoante o seu ano de escolaridade, tais como: audição/leitura de textos, produção de recontos, textos escritos, canções ("A Roda dos Alimentos"), acrósticos, adivinhas, sopas de letras, desenhos, entre outras.

Com estas atividades foram trabalhadas as várias disciplinas (Português, Matemática, Estudo do Meio, Expressões), bem como a Educação para a Cidadania, nomeadamente os domínios da Saúde, do Desenvolvimento Sustentável e da Educação Ambiental (reciclagem de embalagens).

 

DiaAlimentacao2019 SV 1 DiaAlimentacao2019 SV 1 DiaAlimentacao2019 SV 1 DiaAlimentacao2019 SV 1 DiaAlimentacao2019 SV 1 DiaAlimentacao2019 SV 1

 


Desafios SeguraNet

A Direção-Geral da Educação promove, no âmbito do Centro de Sensibilização SeguraNet, o concurso anual “Desafios SeguraNet” que, nesta edição, teve a participação de 262 Escolas/Agrupamentos, abrangendo 39 089 alunos, 853 professores e 948 encarregados de educação.

A Escola Secundária Vergílio Ferreira participou neste concurso com as suas turmas de 7º e 8º ano, tendo obtido mais de 3000 pontos e sendo declarada uma das escolas vencedoras.


Os Medicamentos fora de uso também têm remédio

Os alunos do Pré-escolar e 1º ciclo da Escola Básica de S. Vicente-Telheiras , com a colaboração da Valormed e da Farmácia Nova de Telheiras, implementaram o Projeto de Escola “Os medicamentos fora de uso também têm remédio”, que se enquadra no âmbito dos projetos Eco-Escolas e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania (Sustentabilidade Ambiental e Educação Ambiental).

Essas turmas participaram neste projeto através do visionamento de um vídeo da Valormed, da realização de atividades lúdicas na brochura da Valormed, sobre o tema da separação de medicamentos fora de uso e futura reciclagem/inceneração. Houve lugar à articulação entre o 1º ciclo e o JI, sendo que as turmas do 3º 2ª, 3º 1ª e do 4º 1ª convidaram os alunos do JI às suas salas e alguns alunos fizeram uma apresentação para os colegas do JI, do que aprenderam com este projeto. A Dra. Ana Farinha (farmacêutica da “Farmácia Nova de Telheiras”) veio às turmas do 3º 2ª, do 3º 1ª e do 4º 1ª fazer uma pequena apresentação sobre o tema.

 

Medicamentos1 Medicamentos1 Medicamentos1

 

 


Olimpíadas da astronomia

O Aluno José Pinto (12º5) representou a escola nas Olimpíadas de Astronomia, nos dias 17 e 18 de Maio, em Coimbra.

 

 


Concurso - cartazes fotográficos

"Pressão na adolescência" 

Concorre até dia 17 de maio, enviando o teu cartaz para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. 

 Para mais informações consulta o regulamento 

 

concursoCartazes